
A desidratação é uma doença causada pela falta de água no organismo, que pode ser contraída pela diarreia, por exposição a calor excessivo, entre outros. Quando o corpo recebe menos água do que precisa, fica desidratado. Para que o corpo funcione bem, a quantidade de líquido que deve ser ingerida é a mesma que a eliminada pelo suor, a urina, a respiração, a transpiração da pele etc. Para tratar o problema, aumente a oferta de líquidos, exceto refrigerantes. Se as fezes estiverem muito líquidas, ofereça o soro oral após cada evacuação, pois ele trata e previne a desidratação.
“Para evitar a desidratação, siga as mesmas instruções recomendadas para a ocorrência de diarreia, evite a exposição a calor excessivo e dê sempre água à criança”, afirma Bruno de Morais Cury, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança, em Livro+DVD e Curso Online.
Para preparar o soro caseiro:
- Coloque em um copo com 200 mL de água limpa:
- Uma pitada de sal ou 1 colher bem rasa (de café) de sal;
- Três pitadas de açúcar ou 2 colheres de sobremesa rasas de açúcar.
Obs.:
O copo americano ou o copo descartável possuem 200 mL. Ou use uma medida padrão (colher padrão), encontrada nos postos de saúde e produzida especialmente para auxiliar na elaboração do soro caseiro:
- Duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão);
- Uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão);
- Um copo (200 mL) de água filtrada e, ou fervida. A colher-padrão contém a quantidade exata de sal e açúcar necessária para o soro.
Crianças e bebês são mais vulneráveis aos efeitos da desidratação, que é uma doença grave para elas. Por isso, devem beber líquidos, principalmente água, regularmente.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.