WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como o congelamento conserva os alimentos?

No congelamento, utilizamos temperaturas mais baixas que na refrigeração (geladeira) e, por isso, inibimos o crescimento microbiano e retardamos praticamente todo o processo metabólico

Como o congelamento conserva os alimentos?   Dicas Cursos CPT

 

Sabemos que o alimento contém um número variável de microrganismos (bactérias, leveduras e fungos) que poderão provocar alterações no mesmo, dependendo das condições adequadas para o crescimento. A temperatura é um dos fatores que determinam esse crescimento dos microrganismos, com consequente alteração do alimento. Cada microrganismo presente possui uma temperatura ótima e uma temperatura mínima de crescimento, abaixo da qual não se pode multiplicar. À medida que a temperatura vai decrescendo, a multiplicação dos microrganismos também diminui e assim as temperaturas mais frias podem chegar a inibir o crescimento, ainda que a atividade metabólica continue.

“No congelamento, utilizamos temperaturas mais baixas que na refrigeração (geladeira) e, por isso, inibimos o crescimento microbiano e retardamos praticamente todo o processo metabólico”, afirma Denise Andrade Khoury, professora do Curso a Distância CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, em Livro+DVD e Curso Online.

Outro fator de alteração do alimento é a ação das enzimas presentes no mesmo, que continuam atuando mesmo em temperaturas baixas, como é o caso do alimento congelado. Assim sendo, deve-se inibi-las antes de congelar o alimento. Essa inibição ocorre quando preparamos os alimentos. Por isso, o alimento preparado dura mais tempo congelado do que alimentos frescos e crus.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Indústrias.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!