Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como lavar, secar e conservar travesseiros

Com a limpeza correta dos travesseiros, você e sua família terão um boa noite de sono, livres de microrganismos indesejáveis

Travesseiros

Lavar, secar e conservar travesseiros faz parte da boa higiene e da manutenção da nossa saúde. Principalmente porque, no decorrer dos meses, poeira, suor, pele morta e ácaros ficam acumulados em seu tecido. No entanto, com a limpeza e manutenção correta dos travesseiros, você e sua família terão um boa noite de sono, livres de microrganismos indesejáveis.

Como lavar?

Antes de iniciar a limpeza dos travesseiros, é fundamental verificar o tecido e o enchimento que os constituem. Alguns tipos de travesseiros só podem ser lavados a mão, como os de látex e os de molas. Nesse caso, eles devem ser lavados no tanque, submersos em água com detergente ou sabão neutro. Esfregue-os cuidadosamente até que toda a sujidade saia por completo. Por fim, enxágue-os bem e aperte-os com as mãos (não os torça).

Caso os travesseiros sejam de penas de ganso ou plumas, eles não poderão ser lavados com água. Sua limpeza deve ser feita a seco. Portanto, o mais indicado é levá-los a uma lavanderia para que profissionais treinados procedam à lavagem. Isso certamente evitará que seus travesseiros sofram danos com procedimentos de limpeza inadequados.

Quanto aos travesseiros constituídos por outros materiais, estes poderão ser lavados na máquina de lavar sem problemas. No entanto, eles deverão ser lavados separadamente, sem outras peças de roupa. Independentemente da capacidade da máquina, não coloque mais do que dois travesseiros para lavar. O melhor é lavar um por vez, com sabão líquido (para não os manchar), no ciclo suave.

Como secar?

É bastante comum deixar que os travesseiros sequem ao sol, para que não mofem depois. Mas isso é um mito! O mais adequado a fazer é proceder à secagem em local sombreado e bem arejado, mesmo que eles levem mais tempo para secar. Dessa forma, os travesseiros estarão livres de ácaros, bactérias e fungos, além de não ficarem amarelados com o calor excessivo dos raios solares.

Como conservar?

Não exagere no número de lavagens dos travesseiros, pois você poderá danificá-los. Em geral, a lavagem de três em três meses já será suficiente para eliminar os microrganismos e as sujidades. Por isso, é necessário conservar os travesseiros limpos com algumas dicas essenciais. A primeira dica é deixá-los sempre em local arejado e sob iluminação indireta. Outra dica fundamental é passar sobre eles aspirador de pó, pelo menos, uma vez por semana.

Do mesmo modo, para mantê-los sempre limpos, jamais durma nos travesseiros sem fronha e utilize capas impermeáveis para prolongar sua vida útil. Muitos não sabem, mas os travesseiros possuem prazo de validade. Sua troca deverá ser feita, no máximo, de dois em dois anos, dependendo do material com o qual são feitos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Casa & Jardim.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!