
As máquinas de lavar louças são construídas de aço inoxidável em diversos tamanhos e capacidade e utilizadas para lavar, enxugar e às vezes esterilizar louças, talheres e copos. A lavagem é realizada com jatos de água quente e detergente, espalhados por braços giratórios que atingem toda a superfície a ser lavada. O enxágue é feito independentemente, com água quente, para remover os resíduos de sabão e esterilizar os utensílios. "As máquinas de lavar podem ser aquecidas a gás, a vapor ou eletricamente. As aquecidas a vapor dispõem de esterilização suplementar", afirma Eiji Tomimatsu, professor do Curso a Distância CPT Básico de Cozinha, em Livro+DVD e Curso Online.
Partes principais de uma máquina de lavar louças:
- Tanque de água para lavagem e enxágue.
- Braços giratórios.
- Bomba de recirculação de água.
- Mesa lateral com corrediças para as caixas.
- Torneiras de controle.
Há máquinas automáticas e semiautomáticas em que são adaptados instrumentos de controle como termostatos (controle de temperatura), termômetros (indicação de temperatura), interruptores (controle de tempo de lavagem) e misturadores de detergente e água.
Usos das máquinas de lavar louças:
As máquinas lavam apenas a sujeira superficial, sendo necessário remoção preliminar dos resíduos maiores e verificação posterior do trabalho para comprovar o estado de limpeza perfeito. Para lavagem, a temperatura mínima corresponde a 60ºC, e para esterilização, 83ºC.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVD e Cursos Online da área Cozinha Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.