O sabão em barra, na forma como conhecemos hoje, foi criado no século XII, quando os árabes inventaram o chamado processo de sanificação, através da fervura de uma mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.
* A presente dica é parte integrante do curso Como Fazer Perfume, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Meire Sandra de Carvalho Silva
9 de nov. de 2016Preciso esclarer algumas dúvidas sobre o curso

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de nov. de 2016Olá Meire,
Por favor envie para grupocpt@gmail.com.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

felipe francisco de souza
1 de set. de 2016Vocês tem um curso especifico para sabão em barra? Vocês ensinam como utilizar o carbonato de cálcio no sabão em barra?

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de set. de 2016Olá Filipe,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. No Curso a Distância Fabricação de Produtos de Limpeza, você aprende passo a passo como produzir sabão em barra.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

rosivaldo
11 de abr. de 2014Boa tarde gostaria de saber se vcs tem um curso especifico para fabricação de sabão em barra

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de abr. de 2014Olá, Rosivaldo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em conato com mais informações sobre o Curso CPT Fabricação de Produtos de Limpeza.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

joquebede silva rocha
21 de ago. de 2012Quero saber a possibilidade de produção com tudo legalizado. Se possível você fazer esses produtos e comercializar sem medo de multa.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de ago. de 2012
Olá!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
O mercado de cosméticos exerce um fascínio espetacular, tanto no consumidor quanto no fabricante. Um mercado amplo, em crescimento e com muito espaço a ser explorado.
Lançar uma linha de cosméticos no mercado exige atenção ao alto índice de concorrência existente. Unir espírito de liderança, força e qualificação para enfrentar desafios são fatores importantes para sobreviver em um mercado em constante transformação.
Todos os estabelecimentos de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes devem cumprir as diretrizes estabelecidas no Regulamento Técnico – Manual de Boas Práticas de Fabricação e Controle para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, conforme a Portaria 348/97, da Secretaria de Vigilância Sanitária.
O Manual de Boas Práticas de Fabricação e Controle é um guia para a fabricação dos produtos, no sentido de organizar e seguir a produção, de forma segura para que os fatores humanos, técnicos e administrativos, que influem sobre a qualidade dos produtos estejam efetivamente sob controle.
Cada empresa deverá implementar as práticas de fabricação de acordo com sua realidade, de tal forma que assegurem um nível de garantia ao menos igual ao proposto nas recomendações do manual.
Para melhor lhe orientar, recomendamos o Curso de Perfumaria produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Com abordagem abrangente e diversificada, o curso ensina como fabricar sabonetes, sais de banho, óleo de banho e alguns clássicos da perfumaria, dando destaque especial para a legislação que rege este tipo de atividade.
Alguns artigos disponíveis no site podem ser de seu interesse: Perfumaria é setor brasileiro que alcança quarta colocação no cenário mundial; Fabricação de cosméticos é lucro certo e Indústria de cosméticos é uma atividade lucrativa que atende à busca por beleza e saúde.
Atenciosamente,
Natália Parzanini