
A vitrine é o gancho que faz o cliente entrar na loja. Cerca de 80% das vendas de uma loja são vinculadas a ela. Se a primeira impressão é que fica, em uma loja, a primeira visão que o cliente tem é da vitrine. Por isso, ela deve estar sempre atualizada, limpa e atraente. É por meio desse instrumento poderoso que o cliente pode ser atraído. Por isso, o vitrinista deve dar total importância ao produto exposto. Principalmente, porque produtos diferentes apresentam dificuldades diferentes, exigindo cuidados que respeitem e valorizem suas qualidades específicas.
Confecções masculinas, femininas, infantis e outras
O equipamento utilizado par a expor confecções são os manequins ou suportes de confecções industriais, que, de alguma forma, assemelham-se ao corpo humano.
Tecidos, cama, mesa e banho
Podem ser expostos nos mais variados tipos de suportes, tirando proveito do caimento dos tecidos. Deve-se tomar cuidado de não misturar estampados exagerados, poluindo o visual, e não expor juntos tecidos que não combinam entre si.
Aparelhos elétricos e utensílios domésticos
São produtos difíceis de expor. Muitas vezes, são robustos, pesados e pouco interessantes. Uma boa maneira de expô-los é agrupá-los por marcas, valorizando o conjunto, ou por tipo de produto. Em ambos os casos, a exposição pode ser valorizada pelos displays promocionais.
Móveis
Devido ao grande porte da maioria dos móveis, muitos deles exigem grandes espaços para exposição. Por isso, há poucas vitrines com esses artigos. Uma boa opção é criar um ambiente doméstico com os móveis, fazendo parecer uma casa, dando ao mesmo tempo uma boa sugestão para decoração. Esse tipo de exposição é conhecido como “show room”.
Joias
Por serem artigos nobres, as joias exigem vitrines pequenas, sóbrias e com certa formalidade. A altura ideal para exposição é a dos olhos, utilizando suportes especiais que as valorizem.
Bijuterias, óculos e relógios
A bijuteria tem característica informal e, na maioria das vezes, é exposta com outros produtos, como as confecções. A exposição desses três artigos pode ser feita em pequenas vitrines, utilizando suportes próprios para sua valorização.
Por Andréa Oliveira.
Conheça o Curso CPT Técnicas de Decoração de Vitrines
Confira os Cursos CPT, da área Capacitação na Empresa
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.