
Uma empresa deve ter um cadastro diversificado de fornecedores, de acordo com a sua atividade e risco associados. Para cada tipo de fornecedor, desenvolve-se uma relação própria que é caracterizada, principalmente, pela frequência dos contatos e pelo valor das transações envolvidas. Segundo Hélvio Tadeu, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado, em Livro+DVD e Cursos Online, "Quando se negociam máquinas e equipamentos, por exemplo, além dos aspectos de qualidade, preços, prazos de entrega, os serviços pós-venda, a manutenção e a situação econômico-financeira do fornecedor é fator decisivo nas negociações".
Deve-se procurar, nas negociações com os fornecedores:
- Definir os produtos de alto giro, que são os chamados puxadores de venda. Estes produtos não poderão faltar na loja;
- Estabelecer com frequência contatos e parcerias com os fornecedores.
- Negociar e discutir, sempre, as alternativas para comprar quota mínima, compatibilizando quantidade com preço;
- Verificar os aspectos de sazonalidade, ou seja, épocas de maior ou menor venda de determinados produtos, para evitar erros nas compras;
- Analisar os aspectos de garantia dos produtos e certificar como o fornecedor faz a reposição para o varejo e, ou consumidor final;
- Evitar grandes quantidades de produtos e consultar as estatísticas de vendas dos últimos seis meses;
- Programar com fornecedores entregas diárias ou semanais. Ou seja, quanto menor o período entre as visitas, menor será o estoque;
- Manter cadastro atualizado de fornecedores; e
- Organizar o cadastro por linha ou grupo de produtos.
Cadastro de fornecedores
Mantenha sempre atualizado o seu cadastro de fornecedores. Esse cadastro deve conter informações gerais, como nome, endereço completo, CNPJ e outros dados, e também o histórico de compras com cada um deles, detalhando os produtos comprados, a data, a quantidade e o preço de aquisição.
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Por Silvana Teixeira.
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