A pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais importantes do marketing moderno, que visa aproximar mais a empresa de seu público-alvo.
É preciso conhecer o cliente, seus hábitos, seus critérios de preferência, renda disponível, percepções sobre produtos, atendimento e preço. É preciso saber onde ele mora, se tem casa própria, se tem automóvel e qual o modelo, a sua idade, entre outros.
Normalmente, o empresário que está começando o seu negócio acha caro promover algum tipo de pesquisa. Mas, se pararmos para analisar essa dificuldade, sob o ponto de vista da pesquisa feita com base em uma amostragem, esse custo fica mais viável. Se, por exemplo, deseja-se pesquisar um universo de 10.000 pessoas, pode-se, selecionando 500, ter uma boa ideia do que a maioria pensa, desde que se utilize uma pesquisa bem localizada para se atingir o perfil desejado no levantamento de dados.
É claro que quanto menor for a amostragem, maior a margem de erro, mas isso não significa que tenhamos de investir pesado em longas pesquisas, o que teria um custo inviável para quem está começando, ou mesmo para boa parte do varejo. Mas é preciso pesquisar e conhecer quem é o seu consumidor alvo, o que ele compra, porque e para que ele compra, onde e como ele mora, seus hábitos, manias e costumes, os seus gostos e preferências.
Isso porque os consumidores têm uma tendência de adquirir produtos e serviços em lojas que se identificam com a sua maneira de ser. Quanto mais sua loja identificar com os seus hábitos, gostos e comportamento, mais chances terá de vender.
A pesquisa é fundamental para se conhecer o cliente, seus hábitos de consumo, critérios de preferência, renda disponível e percepções sobre produtos, preços e atendimento. Por isso, podemos fazer diversos tipos de pesquisas, podendo utilizar formulários próprios para isso, abordagens curtas ou até mesmo formas criativas, como, por exemplo, por meio do crediário; analisar pelo bairro ou rua onde se localiza o cliente, suas condições socioculturais e financeiras.
O lojista pode, ainda, usar a pesquisa para segmentar clientes no sentido de dirigir esforços de comunicação e mídia mais coerente com seus produtos e serviços preferidos.
Existe uma fase em que a pesquisa de mercado chega a ser fundamental, que é a da escolha da localização ideal para o seu empreendimento.
Errar na localização é complicado, pois existem casos em que isso pode inviabilizar o seu negócio. Por exemplo: um dos atributos que atraem o cliente é a comodidade, e um lugar difícil de se estacionar pode prejudicar a frequência do cliente em seu ponto de venda. Dadas às dificuldades de capital que as pessoas já enfrentam ao montar um negócio, é importante não errar na localização do ponto. Uma pesquisa pode dar uma indicação de viabilidade do local, com até 90% de índice de acerto.
É muito comum o futuro empresário ficar atento com os custos do projeto, parte hidráulica, aluguel e outros, e não incluir nessa lista o custo com uma pesquisa inicial. Cabe ao empreendedor considerar isso para evitar um investimento com pouca probabilidade de dar certo. Outro ponto importante é o de definir uma composição de benefícios ou atributos que mais contarão no negócio, tais como: estacionamento, ar condicionado, segurança, preço e outros. É preciso saber quais desses atributos não poderão ser ignorados ao abrir um ponto.
Tudo isso tem um objetivo fundamental: acertar e agradar o público-alvo. É importante diferenciarmos dois extremos, em se tratando de objetivos de clientes: percepção de valores versus preço.
Percepção de valores: pessoas que são sensíveis para com os atributos que compõem o mix de vantagens de um produto estão dispostas a pagar até um pouco mais, desde que o produto tenha a qualidade desejada.
Sensibilidade ao preço: pessoas com mais sensibilidade ao preço. A ênfase delas está no custo que terão ao adquirir o produto, mesmo que ele tenha boa qualidade. Chegam a abrir mão de uma qualidade melhor, desde que possam pagar menos.
Uma loja precisa definir se vai atender a um público mais exigente, com alta percepção de valores, ou a um público menos exigente quanto ao produto, ou seja, com alta sensibilidade ao preço.
É claro que a pesquisa deverá ser direcionada a determinado público, para que a loja saiba como deverá ser sua estratégia.
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