WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como elaborar uma pesquisa de mercado

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar

A pesquisa de mercado é fundamental para quem quer abrir um negócio.

A pesquisa de mercado é fundamental para quem quer abrir um negócio.

A pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais importantes do marketing moderno, que visa aproximar mais a empresa de seu público-alvo.

É preciso conhecer o cliente, seus hábitos, seus critérios de preferência, renda disponível, percepções sobre produtos, atendimento e preço. É preciso saber onde ele mora, se tem casa própria, se tem automóvel e qual o modelo, a sua idade, entre outros.

Normalmente, o empresário que está começando o seu negócio acha caro promover algum tipo de pesquisa. Mas, se pararmos para analisar essa dificuldade, sob o ponto de vista da pesquisa feita com base em uma amostragem, esse custo fica mais viável. Se, por exemplo, deseja-se pesquisar um universo de 10.000 pessoas, pode-se, selecionando 500, ter uma boa ideia do que a maioria pensa, desde que se utilize uma pesquisa bem localizada para se atingir o perfil desejado no levantamento de dados.

É claro que quanto menor for a amostragem, maior a margem de erro, mas isso não significa que tenhamos de investir pesado em longas pesquisas, o que teria um custo inviável para quem está começando, ou mesmo para boa parte do varejo. Mas é preciso pesquisar e conhecer quem é o seu consumidor alvo, o que ele compra, porque e para que ele compra, onde e como ele mora, seus hábitos, manias e costumes, os seus gostos e preferências.

Isso porque os consumidores têm uma tendência de adquirir produtos e serviços em lojas que se identificam com a sua maneira de ser. Quanto mais sua loja identificar com os seus hábitos, gostos e comportamento, mais chances terá de vender.

A pesquisa é fundamental para se conhecer o cliente, seus hábitos de consumo, critérios de preferência, renda disponível e percepções sobre produtos, preços e atendimento. Por isso, podemos fazer diversos tipos de pesquisas, podendo utilizar formulários próprios para isso, abordagens curtas ou até mesmo formas criativas, como, por exemplo, por meio do crediário; analisar pelo bairro ou rua onde se localiza o cliente, suas condições socioculturais e financeiras.

O lojista pode, ainda, usar a pesquisa para segmentar clientes no sentido de dirigir esforços de comunicação e mídia mais coerente com seus produtos e serviços preferidos.

Existe uma fase em que a pesquisa de mercado chega a ser fundamental, que é a da escolha da localização ideal para o seu empreendimento.

Errar na localização é complicado, pois existem casos em que isso pode inviabilizar o seu negócio. Por exemplo: um dos atributos que atraem o cliente é a comodidade, e um lugar difícil de se estacionar pode prejudicar a frequência do cliente em seu ponto de venda. Dadas às dificuldades de capital que as pessoas já enfrentam ao montar um negócio, é importante não errar na localização do ponto. Uma pesquisa pode dar uma indicação de viabilidade do local, com até 90% de índice de acerto.

É muito comum o futuro empresário ficar atento com os custos do projeto, parte hidráulica, aluguel e outros, e não incluir nessa lista o custo com uma pesquisa inicial. Cabe ao empreendedor considerar isso para evitar um investimento com pouca probabilidade de dar certo. Outro ponto importante é o de definir uma composição de benefícios ou atributos que mais contarão no negócio, tais como: estacionamento, ar condicionado, segurança, preço e outros. É preciso saber quais desses atributos não poderão ser ignorados ao abrir um ponto.

Tudo isso tem um objetivo fundamental: acertar e agradar o público-alvo. É importante diferenciarmos dois extremos, em se tratando de objetivos de clientes: percepção de valores versus preço.

Percepção de valores: pessoas que são sensíveis para com os atributos que compõem o mix de vantagens de um produto estão dispostas a pagar até um pouco mais, desde que o produto tenha a qualidade desejada.

Sensibilidade ao preço: pessoas com mais sensibilidade ao preço. A ênfase delas está no custo que terão ao adquirir o produto, mesmo que ele tenha boa qualidade. Chegam a abrir mão de uma qualidade melhor, desde que possam pagar menos.

Uma loja precisa definir se vai atender a um público mais exigente, com alta percepção de valores, ou a um público menos exigente quanto ao produto, ou seja, com alta sensibilidade ao preço.

É claro que a pesquisa deverá ser direcionada a determinado público, para que a loja saiba como deverá ser sua estratégia.

Aprimore seus conhecimentos.

- Conheça o Curso CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing.

- Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!