
O resfriamento é uma etapa de grande importância para a conservação da carcaça dos frangos abatidos. É feito em tanques apropriados, contendo uma mistura de água e gelo. Numa primeira fase, o resfriamento é mais lento, evitando-se uma contração muito rápida das fibras, que é prejudicial à qualidade da carne, principalmente em termos de maciez.
Esse pré-resfriamento é feito por imersão em água à temperatura de 10 a 18 graus centígrados. Essa água, invés de conter gelo ou de vir de um resfriador, pode vir do excesso contido no tanque de resfriamento, o que significa economia em resfriamento. “Pouquíssimo tempo depois do abate, a carcaça já estará resfriada, o que permite reduzir a possibilidade de degradação do produto”, afirma Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos, em Livro+DVD e Curso Online. Esta é também uma fase em que a carcaça acaba sendo lavada mais uma vez, quando são retirados materiais estranhos remanescentes das outras etapas do abate.
O tanque de resfriamento é de grande importância na conservação das carcaças e na manutenção de sua qualidade. São, preferencialmente, feitos em aço inoxidável, e suas dimensões são calculadas em função da quantidade de carcaças a serem resfriadas e do tempo de resfriamento. Num segundo tanque, é feito o resfriamento final, agora contendo água e gelo, a uma temperatura variando no máximo entre 0 e 1°C, por um período de tempo suficiente para que a carcaça saia do tanque com temperatura variando entre 2 e 4°C.
O Serviço de Inspeção Federal, o SIF, exige que a água de resfriamento esteja no máximo a entre 2 e 4°C, e que a carcaça, após o processo, esteja a no máximo 8°C para serem comercializadas sob resfriamento. No caso de carcaças que serão congeladas, a temperatura final de resfriamento poderá ser de 12°C, já que após o gotejamento serão submetidas a temperaturas ainda menores.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.