
Na criação de gado, a alimentação dos animais constitui um dos maiores investimentos do produtor, sendo responsável, também, pelos lucros gerados pela atividade, uma vez que, caso haja um manejo incorreto na alimentação, o gado apresenta perdas na produtividade e na qualidade do produto.
Jorge Borges, professor do Curso a Distância CPT Fabricação de Ração na Fazenda, orienta os produtores, dizendo que a fabricação de ração na própria fazenda é o principal passo para reduzir custos do pecuarista. Ee uma pequena fábrica, podem sair suplementos energéticos, proteicos e rações fareladas para várias categorias animais, com diversas composições, utilizando diferentes ingredientes, sejam eles moídos, na forma de farelos e mesmo em grãos.
Para baratear a alimentação, pode-se utilizar, como máximo, 2% de ureia pecuária, responsável por manter os teores de proteína bruta e por reduzir a inclusão do farelo de soja, que é um dos alimentos proteicos mais utilizados na produção de concentrados comerciais, ao lado do milho moído como alimento energético.
As vacas em lactação devem receber um alimento diferenciado, que varia de acordo com vários fatores, como o peso corporal, a produção de leite e o estágio de parição. Na pecuária de leite onde há realização do pastejo intensivo durante o período chuvoso, as pastagens podem oferecer níveis satisfatórios de nutrientes, que permitam alcançar bons níveis de produção de leite por animal, sem a necessidade do uso de alimentos concentrados.
Porém, o uso de suplementação concentrada se faz essencial à medida em que o manejo do pasto é menos intensivo, haja vista que o valor nutricional da forragem diminui. Na estação seca, período em que há menor crescimento do pasto, a suplementação volumosa também é necessária. Ainda, nesse período, o concentrado ofertado aos animais deve apresentar mais de 20% de proteína bruta, pois a maior parte dos suplementos volumosos não atingem 8% de teores de proteína.
Para formular rações para o gado, é preciso levar em conta as necessidades nutricionais dos animais, a qualidade do alimento, os ingredientes de que se dispõe e os custos dos produtos. Também é necessário pedir auxílio a um profissional, que dará orientações corretas para a formulação dessa ração.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e cursos Online da Área Pastagens e Alimentação Animal:
Fabricação de Ração na Fazenda
Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento
Produção de Leite em Confinamento
Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.