WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como avaliar se as bezerras estão sendo bem cuidadas?

Para saber se a criação das bezerras está sendo bem feita, o primeiro critério a avaliar é a taxa de mortalidade. O ideal é não perder, mas considera-se razoável uma taxa de 5% de mortalidade ao ano

Bezerros bem cuidados

Para avaliar se a criação das bezerras está sendo bem feita, deve-se utilizar um conjunto de critérios. O primeiro deles é a taxa de mortalidade. O ideal é não perder nem uma bezerra, mas considera-se razoável uma taxa de 5% de mortalidade ao ano.

De acordo com Oriel Fajardo Campos, professor do Curso a Distância CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento, em Livro+DVD e Cursos Online, "O segundo critério em importância é a morbidade, que pode ser avaliada pelos gastos com medicamentos". Bons sistemas de criação de bezerras apresentam gastos mínimos com remédios. No momento em que estas   despesas   começarem   a   chamar   a   atenção   do   produtor,   ou   do administrador da fazenda, é bom fazer uma análise da situação para identificar e solucionar a causa, provavelmente de origem nutricional e, ou de manejo dos animais. Os pesos dos animais aos dois e seis meses de idade podem ser utilizados para monitorar o crescimento das bezerras.

Sugestões de pesos aos dois e seis meses de idade de bezerras de raças grandes (Holandesa, Parda Suíça), pequenas (Jersey) e de animais mestiços Holandês-Zebu.

 

  Idade (meses) Peso (kg)
Raças grandes Nascimento
6 meses
40
146
Raças pequenas Nascimento
6 meses
25
104
Mestiças Holandês-zebu Nascimento
6 meses
30
120

Finalmente, deve-se observar o aspecto geral e a condição corporal das bezerras. Exceto para os criadores de gado puro, que têm na venda de animais jovens substancial fonte de renda, e, portanto, necessitam ter as bezerras em excelente condição corporal, a maioria dos criadores deve buscar sistemas de cria de menor custo possível, desde que morbidade e mortalidade estejam sob controle.

Desta forma, as bezerras durante a fase de cria podem apresentar condição corporal igual a 3, numa escala de 1 a 5 (sendo 1 = muito magra e 5 = obesa); se sadias, elas poderão ganhar o peso necessário, durante a recria, para serem cobertas à idade precoce.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!