
Após a secagem, as plantas devem ser armazenadas em embalagens que permitam adequada aeração. Normalmente, são utilizados sacos de papel, sacos plásticos, caixas de papelão, potes de vidro, sacos de juta e algodão ou sacos de náilon trançado. Durante o acondicionamento, deve-se tomar o cuidado de não apertar ou prensar as plantas. “As plantas desidratadas devem ser manuseadas delicadamente, para não ficarem pulverizadas. Não se deve misturar plantas diferentes no mesmo saco. E, também, não se deve armazenar plantas aromáticas de espécies diferentes muito próximas, para evitar que os aromas se misturem”, afirma Dr. José Damião de Jesus Filho, professor do Curso a Distância CPT Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares, em Livro+DVD e Curso Online.
As plantas devem ser armazenadas inteiras, sendo realizada sua picagem ou moagem no momento do uso ou comercialização, para melhor conservação do aroma e do teor de princípios ativos. Na embalagem, devem ser colocadas informações relevantes sobre o produto, como o nome comum, o nome científico, a parte da planta, a data da colheita, o peso e o nome do produtor.
Para conservar as boas características das plantas desidratadas, é preciso armazená-las adequadamente. O local de armazenamento deve ser escuro, seco, apresentar temperatura amena, ser bem ventilado e livre de insetos, roedores, pássaros e animais domésticos. Deve ser mantido rigorosamente limpo. Pode-se usar aparelhos para purificar o ar como os do tipo “esteriler”.
As embalagens com as plantas desidratadas devem ser colocadas em estantes ou estrados, de forma que não tenham contato direto com o chão, para evitar a absorção de umidade. As instalações destinadas ao processo de secagem, armazenamento e beneficiamento devem ficar afastadas das instalações hidropônicas, para evitar possíveis contaminações do sistema de produção.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Fernando Paulo Silva
29 de mai. de 2018Muito bom.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de mai. de 2018Olá Fernando,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos