WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como aproveitar o bagaço da cana?

O bagaço da cana poderá ser utilizado na adubação dos canaviais bem como nas caldeira para produzir calor. Outra forma de aproveitá-lo consiste em fornecê-lo triturado aos animais

Bagaço de cana

A cana tem como subproduto, de maior expressão, o bagaço, que pode representar até 30% da cana moída. No bagaço, restam poucos constituintes da cana, sendo a fibra e o açúcar os mais comuns. O bagaço obtido da moagem da cana inteira, ou seja, cana esmagada, contém mais açúcar do que o bagaço oriundo da cana que foi picada antes de ser moída.

O bagaço da cana poderá ser utilizado na adubação dos canaviais bem como nas caldeira para produzir calor. Outra forma de aproveitá-lo consiste em fornecê-lo triturado aos animais. Mas, neste caso, antes de utilizá-lo, será necessário que os animais passem por um período de adaptação, de três a quatro semanas, para se acostumarem ao consumo de bagaço de cana.

Segundo Juarez Souza e Silva, professor do Curso a Distância CPT Produção de Álcool Combustível na Fazenda, em Livro+DVD e Curso Online, “Esse período é importante, porque o bagaço sofre alterações que podem ter efeito no pH do rúmen dos animais, os quais podem formar compostos fenológicos e, em consequência, causar modificação no aproveitamento dos componentes desse alimento”.

Quando comparado com outros tipos de alimentos, o bagaço apresenta baixo teor de proteína e, quanto à digestibilidade da matéria seca, ele se equipara à palha de arroz e ao feno de capim-estrela.

Após a moagem da cana, o bagaço deverá ser fornecido aos animais o mais rápido possível, para que não ocorram alterações físico-químicas, principalmente pela ação microbiana. Caso isso não seja possível, ele poderá ser armazenado de forma a preservar ao máximo suas características e contribuir para sua maior estabilidade.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!