
A água é uma substância predominante na Terra, sendo encontrada na atmosfera, na forma de vapor; na superfície, sob a forma de oceanos, mares, lagos e rios; e nas calotas polares, na forma de gelo. Portanto, ela pode existir nos três estados, ou seja, líquido, sólido e gasoso (vapor d’água). Por isso, ela é classificada como um recurso renovável e, além disso, o seu volume é quantificado como sendo, praticamente, constante e suficiente para suprir todas e quaisquer necessidades que venham a ocorrer. A existência da água nos estados líquido, gasoso e sólido acontece em razão de alguns elementos climáticos (radiação solar, temperatura e vento) que a fazem passar por uma constate mudança de estado, realizando um ciclo denominado Ciclo Hidrológico.
“No ciclo hidrológico, a água que evapora do solo e das superfícies líquidas (oceanos, mares, rios e lagos) junto com a que é transpirada pelos vegetais entram na circulação atmosférica, dando origem à formação das nuvens que se precipitam sob a forma de chuvas”, afirma Francisco Markowicz Júnior, professor do Curso a Distância CPT Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos, em Livro+DVD e Curso Online. Após atingir o solo de um determinado local, a água precipitada se distribuirá da seguinte maneira: parte escoará para os rios, lagos e mares e o restante infiltrará através da superfície do solo, sendo que parte desta ficará retida nas primeiras camadas de solo e a outra descerá até as camadas mais profundas do solo.
Esse processo de descida da água para as camadas mais profundas do solo chama-se percolação. Após essa distribuição, parte da água que ficou retida nas camadas mais rasas do solo poderá, posteriormente, evaporar através da superfície do solo ou ser transpirada, pela vegetação, e, juntamente, com a parcela e vaporada dos lagos, rios e mares será, novamente, lançada na atmosfera na forma de vapor, fazendo, assim, com que o ciclo da água seja recomeçado.
A parte da água da chuva que infiltrou e que, em seguida, percolou para camadas mais profundas do solo, corresponde à parcela de água do ciclo hidrológico responsável por abastecer os aquíferos (lençóis) de água subterrânea que, na maioria dos casos, são constituídos por água-doce.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.