
O desenvolvimento adequado do ciclo de abastecimento de mercadorias consiste em uma função vital para a expansão de qualquer empresa e está relacionada a duas funções básicas: compra e estoque.
Comprar significa procurar, adquirir e providenciar a entrega e o recebimento de materiais, suprimentos e máquinas necessárias para a manutenção, expansão e funcionamento da empresa.
Ao comprar qualquer produto, devem-se observar algumas características:
- Ter a qualidade especificada;
- Ser entregue no prazo pedido;
- Ter um preço justo;
- Ser vendável;
- Ter rápida reposição de estoque (rotatividade);
- Ser entregue na época solicitada;
- Ter preço que possibilite a venda com certa margem de lucro (lucratividade);
- Não gerar reclamações por parte do Cliente.
Conforme as características expostas, pode-se ver a importância de uma administração planejada das compras, pois compra mal feita traz complicações na manutenção, no funcionamento, nas vendas e na expansão da empresa.
“O processo de compra envolve provavelmente a atividade mais crítica de uma empresa”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado. À medida que as vendas vão se realizando, os níveis de estoques precisam ser reabastecidos, para que novas vendas possam ocorrer.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.