
Cavalo é animal forte, pode comer de tudo. Certo ou errado? Errado! Do ponto de vista digestivo, o cavalo é considerado um animal frágil, pois apresenta uma inserção oblíqua do esôfago no estômago, impedindo o retorno de qualquer alimento que chega ao estômago, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos.
Um outro detalhe importante a ressaltar é que dadas as características anatômicas do aparelho digestivo do cavalo, em tamanho e volume, a sua acomodação numa pequena cavidade abdominal acarretou a formação de curvas e flexuras no seu trajeto até terminar na ampola retal.
Em estado livre, vivendo exclusivamente de pasto, os obstáculos anatômicos são vencidos facilmente. Entretanto, a alimentação impingida pelo homem após a domesticação predispõe o animal a diversos tipos de cólicas se não forem observadas certas regras.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Qual o maior custo na criação de cavalos?
- Vai criar cavalos? Cuide muito bem do pasto, então!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.