
Animais mais jovens têm melhores conversões alimentares, sendo que esse ganho se dá pelo acréscimo da massa muscular.
Uma vez observada a questão sanitária, qualquer tipo de bovino, quanto à raça ou categoria, pode ser engordado em confinamento.
Porém, existem tipos que apresentam melhor conversão alimentar (Kg de alimentos / Kg de peso vivo ganho) e, com isso, um ganho de peso mais econômico.
O ganho de peso do animal se dá pelo acréscimo de gordura, tecido ósseo e massa muscular. Cada tipo de tecido demanda diferentes quantidades de nutrientes, e cada um tem uma curva de crescimento específica. A participação de cada tecido no ganho é, então, bastante variável, a depender da idade, do peso vivo do animal, do sexo, da estrutura corporal e da taxa de ganho. Entretanto, idade e peso vivo, em animais bem criados, em uma mesma raça, estão, frequentemente, associados.
Animais mais jovens têm melhores conversões alimentares, sendo que esse ganho se dá pelo acréscimo da massa muscular, que é o principal produto requerido como resultado da engorda dos bovinos.
Os animais mais velhos e mais pesados apresentam uma pior conversão alimentar, necessitando de maior quantidade de alimento para o mesmo ganho de peso, sintetizando principalmente gordura.
O sexo pode também influenciar a composição do ganho de peso e da carcaça. Animais de diferentes sexos irão chegar ao ponto de abate em idades e pesos diferentes. As fêmeas atingem o ponto de abate mais cedo e com peso mais leve que de machos castrados, e esses estarão, por sua vez, acabados mais cedo e mais leves que machos inteiros.
A estrutura corporal dos animais também pode influenciar a engorda, principalmente, quando se utiliza o cruzamento industrial. Animais de raças de grande porte ganham peso mais rapidamente que animais de porte menor, entretanto, demoram mais tempo para atingir o peso próprio de abate.
Animais com estrutura corporal pequena apresentam peso vivo de abate inferior a 420 Kg (machos) e 400 Kg (fêmeas), os de estrutura média apresentam peso vivo de abate entre 420 a 520 Kg para machos e 400 a 475 KG para fêmeas, e os de estrutura corporal grande tem seu grau de acabamento em pesos superiores a 520 Kg em machos e 475 Kg em fêmeas.
Aprimore seus conhecimentos. Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
Como se relacionam os parasitas e os bovinos
Objetivos e vantagens da inseminação artificial em bovinos
Zona de fuga e ponto de balanço em bovinos
Definição de inseminação artificial em bovinos
Localização e infraestrutura para confinamento bovino
O bem-estar animal na cadeia produtiva bovina
Casqueamento em bovinos
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

donizete oliveira ribeiro
29 de out. de 2013Eu gostei muito desse eu gostaria muito de fazer. Entre em contato comigo por favor [Características dos bovinos para confinamento} eu quero fazer este aqui

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de out. de 2013Olá, Donizete!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Engorda em Confinamento.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos