O vinho é o resultado da fermentação alcoólica do mosto (suco de uva), sã, fresca e madura. Os agentes da fermentação do vinho (leveduras) ficam naturalmente depositados sobre a pele da uva, sendo trazidos pelo vento ou pelos insetos. Extrai-se o mosto pela prensagem da uva. Depois, ele é colocado em cubas de fermentação. No processo de fermentação, o açúcar da uva produz álcool etílico, anidrido carbônico e vários outros componentes. Depois de fermentado, o mosto é colocado em pipas para envelhecimento. Por último, ele é engarrafado.
Enologia é a ciência que estuda as etapas da transformação da uva em vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento até a venda, entre outras.
O enólogo é formado na faculdade de Enologia, é o técnico especialista em técnicas de vinificação e produção de vinhos. Normalmente, trabalha na vinícola. Ele acompanha o desenvolvimento da videira, sua colheita, a fermentação do vinho, seu envelhecimento e seu envasamento.
Já o enófilo é um amante do vinho, que aprecia e valoriza essa bebida. Dedica-se profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos. É um degustador e crítico da bebida. A diferença entre o enófilo e o enólogo, é que este é o graduado que cuida da produção de vinhos, exclusivamente.
O sommelier, por sua vez, é um conhecedor do vinho. É o profissional encarregado dos vinhos, no restaurante, cuidando da elaboração da carta, compra e manutenção dos vinhos na adega, aconselhamento do vinho aos clientes e o respectivo serviço à mesa.
Há alguns fatores de sabor e qualidade que influenciam no vinho. O fator principal, determinante do crescimento da uva, é o tipo de uva, a localização, as condições do clima, a topografia e as características e elementos do solo. Além desses, o processo de produção do vinho, que pode variar muito, assim como a safra, a qual é a grande incógnita a definir o tamanho da uva e a qualidade da mesma e, por último, o produtor, que é o “coringa” do jogo, são os fatores determinantes para o vinho produzido ou a ser produzido.
Os vinhos são elaborados a partir de uvas brancas, rosadas e tintas. No entanto, os vinhos brancos não são produzidos somente a partir de uvas brancas. Eles podem ser produzidos igualmente com uvas tintas ou rosadas, dependendo apenas do processo de elaboração.
Para auxiliar o cliente na escolha do vinho certo para acompanhar um prato, o garçom deve procurar entender um pouco de enogastronomia.
Enogastronomia é a arte de combinar alimentos e vinhos, buscando a harmonia entre aromas, texturas e cores que saltam aos olhos e ao paladar. Devemos seguir uma regra geral: vinhos tintos, encorpados, fortes, pedem alimentos fortes. Vinhos brancos, leves, pedem alimentos leves. Como existem diversos vinhos com características diferentes, há várias nuances que devem ser estudadas e conhecidas.
Por: Ana Carolina dos Santos
Aprimore seus conhecimentos:
- Conheça o Curso CPT Treinamento de Garçom
- Conheça os Cursos CPT da área Hotelaria

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.