
Uma boa campanha publicitária divulga bem o produto, aumenta as vendas e faz crescer os lucros, afirma Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas. Planeje bem as suas campanhas antes de gastar dinheiro com elas.
A ordem dos passos deve ser a seguinte:
- Defina os objetivos. O objetivo da campanha deve ser claro para a sua empresa. Por exemplo: Eu quero aumentar as vendas em 60% no prazo de um semestre. Com este objetivo definido você pode avaliar depois se a campanha foi eficiente ou não.
- Escolha os métodos certos para alcançá-los.
- Defina o perfil da audiência-alvo.
- Defina quando e com que frequência deve anunciar.
- Selecione o veículo adequado.
- Combine os veículos para tornar a sua campanha mais eficaz. Use um pouco de tudo. Assim você penetra mais no mercado.
- Certifique-se de que pode comprovar o que anuncia em sua campanha publicitária.
- Evite fazer afirmações falsas ou exageradas.
- Faça uma campanha precisa e sem duplos sentidos.
- Nos anúncios, nunca engane o cliente nem dê falsa impressão.
- Seja qual for o veículo usado, seja chamativo, use títulos fortes, cores vivas, letras grandes, fotos poderosas e outras ferramentas, para ser notado. Leve-o a comprar, utilizando frases como “oferta por tempo limitado”.
- Mantenha o interesse do cliente apresentando uma proposta atraente e convidativa. Fará com que preste atenção no anúncio.
- Procure se informar com o CONAR, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, e saiba das normas éticas que regem as propagandas.
- Em seguida, calcule o custo da campanha. Veja se, com os custos estipulados, você pode atingir seus objetivos.
- Por último, certifique-se de que pode atender a toda a procura que resultar dessa campanha. Prepare-se para o aumento do número de pedidos de informações, quando a campanha estiver em andamento. Se for preciso contrate mais telefonistas e forneça o treinamento adequado.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.