
A forma de lidar com os clientes é um ponto essencial do trabalho do bartender. Quando vai a um bar, o cliente está procurando momentos de relaxamento, lazer e entretenimento. Ele busca, também, um bom atendimento e produtos e serviços de qualidade. “O bartender deve fazer o possível para tornar o ambiente agradável, para cativar os clientes, de forma que retornem sempre ao estabelecimento e o recomende aos amigos”, afirma Heitor C. de Magalhães, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman, em Livro+DVD e Curso Online.
As regras para o bom atendimento dos clientes são:
- Receber o cliente de forma cortês e educada, olhando a pessoa nos olhos e curvando-se um pouco, agindo como um cavalheiro;
- Não dar a mão ao cliente, para cumprimentá-lo. Mas, se o cliente oferecer a mão, apertar a mão dele, por uma questão de educação;
- Usar com freqüência as expressões “senhor”, “senhora”, “obrigado”, “com licença”, “bom proveito!”, “está servido?”, “em que posso servi-lo?”;
- Dar toda a atenção aos clientes;
- Tratar o cliente sempre de maneira cordial e agradável para que ele se sinta o melhor possível dentro do bar;
- Não fazer comentários sobre a vida pessoal do cliente; deve saber ouvir, sem emitir suas opiniões;
- Ter conhecimentos sobre arte, cultura, política, para poder conversar e se relacionar com os mais diversos tipos de clientes.
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Por Silvana Teixeira.
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