
Como sua loja irá ocupar a mente do consumidor e principalmente de todo o mercado? Ela será conhecida como a mais barateira? Como a que vende produtos de primeira qualidade? Como a que possui o melhor atendimento da cidade? Como a loja de maior diversidade? Enfim, qual será seu posicionamento para o consumidor?
Eis aí uma lista de perguntas interessantes sobre posicionamento:
- Que posição a sua loja ocupa na mente do consumidor?
- Como as pessoas veem a minha empresa?
- Como o seu negócio é percebido em relação aos demais concorrentes?
- O que o cliente acha do meu negócio?
- Como eu quero que meu negócio seja percebido?
"É fundamental que sua loja ocupe lugar claro e definido na mente do consumidor. Isso é importante para o crescimento da marca. Se, por exemplo, perguntar a algumas pessoas qual o pico mais alto do mundo, a chance de elas acertarem que é o Everest é muito boa. Se, por outro lado, perguntar qual o segundo mais alto, a dificuldade de se lembrar será maior. Por que isso? Porque o outro ocupa um lugar mais claro na mente das pessoas. Assim, também funciona a mente do consumidor",afirma Adriano Godoy, professor do Curso a Distância CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing, em Livro+DVD e Curso Online.
Pesquisas indicam que, ao ser perguntado sobre um determinado segmento de lojas, uma pessoa comum consegue se lembrar no máximo das oito primeiras. Por isso, nossa loja precisa ter um posicionamento claro no mercado para estar sempre entre as primeiras, que geralmente são as mais lembradas e consequentemente mais visitadas. Por isso, para se fortalecer o posicionamento na mente do consumidor, é necessário que a loja tenha a sua essência competitiva, também conhecida no Planejamento Estratégico moderno como os valores em que a empresa se baseia para fortalecer sua marca.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Programa Venda Mais e Melhor do Sebrae/2003.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.