
O bagaço, que é obtido após a moagem da cana, é uma preocupação em qualquer sistema de produção que utiliza o caldo de cana como matéria-prima, uma vez que é grande o volume gerado. "Antes de ser secado, ele pode ser utilizado na alimentação do gado ou como adubo no canavial", afirma Dr. José Benício Paes Chaves, professor do Curso a Distância CPT Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo, em Livro+DVD e Curso Online.
Mas, talvez, a melhor alternativa consista em guardá-lo para ser utilizado como fonte energética no aquecimento do caldo. Para isso, pode-se construir um depósito para bagaço, ao lado da unidade de moagem, visando facilitar o seu transporte. Esse depósito poderá ser construído, no nível do solo ou elevado, sendo, nesse caso, sustentado por perfis metálicos.
A cobertura deverá ser bem feita, com telhas e, lateralmente, deverá ser cercado com paredes de alvenaria de tábuas ou com tela. Geralmente, quando elevado, ele é feito de tábuas, assemelhando-se com um silo de madeira para exigir uma estrutura mais simples de sustentação. Esse sistema é bastante utilizado para facilitar a descarga que deverá ocorrer pelo fundo do depósito.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.