
O autocontrole é, sim, uma habilidade que todos deveríamos ter, independente de nossas profissões, idades, raças ou posições sociais. No entanto, ao contrário do esperado, isso não acontece, já que muitos de nós não possuímos ou desenvolvemos essa habilidade.
Segundo Jonas Pires, professor responsável pela Aula 3 do Curso CPT de Empreendedorismo e Inovação, o autocontrole nada mais é que o controle total de nossas emoções. Existem três passos básicos para termos o controle total de nossas emoções:
— Identificar a emoção que está sentindo naquele momento. Exemplo: medo, alegria, raiva.
— Neutralizar o ponto negativo da emoção. Se for o medo, por exemplo, pergunte-se: estou sentido medo de quê? E por quê? Chegando-se a uma conclusão de que o medo é desnecessário, ele não poderá mais impedi-lo de romper a barreira, superar o obstáculo e alcançar o seu objetivo.
— Promover os pontos positivos. Novamente, se for o medo e esse medo apontar para um risco de vida ou um risco de perda financeira, por exemplo, enxergue que o seu medo está, na verdade, te protegendo, já que seu prejuízo poderá levá-lo ao fracasso. Neste caso, aceite o fato como ponto positivo do medo.
Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.