
Assoreamento é o processo de obstrução de um corpo d’água pelo acúmulo de substâncias minerais (argila, areia) ou orgânicas. Pode ser a causa de enchentes em rios e outros corpos d’água; no caso de nascentes, pode causar a diminuição da vazão e até o seu secamento, por obstrução do olho d’água.
"Qualquer material que for arrastado até os corpos d’água causará assoreamento", afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle. Pode ocorrer por motivos naturais ou como consequência de ações humanas.
Na propriedade rural é comum o assoreamento de nascentes, rios, córregos, açudes, como resultado da erosão laminar, na qual apenas as partículas mais finas são carregadas pela água da chuva.
As operações de preparo de solo e de plantio realizadas no sentido da declividade (morro abaixo) e a não adoção de solo e das águas subterrâneas e superficiais, são as principais causas do assoreamento no meio rural.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Impacto Ambiental, como definir esse termo?
- Quais os poluentes mais lançados pelo homem na natureza?
- Aproveitar os resíduos sólidos gerados na zona rural é possível?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.