
A codorna é uma das aves domésticas mais rústicas, não se conhecendo casos de susceptibilidade à maioria das doenças comuns da avicultura industrial. Mas há a hipótese de que a codorna, apesar de não manifestar muitas doenças, possa ser portador a do agente etiológico (causador da doença).
“Recomenda-se vacinar contra Newcastle em regiões de altas densidades de criações avícolas”, afirma Joji Ariki, professor do Curso CPT Codornas – Recria e Reprodução.
Esta rusticidade não implica em dizer que as codornas estejam livres das doenças comuns causadas por um manejo sanitário e alimentar inadequado, sendo possível, portanto, a ocorrência de onfalite (pintinhos), salmonelose, aspergilose, enterite não específica (E.coli), verminoses e ectoparasitas.
A regra é: tomando-se os devidos cuidados sanitários e não existindo os sintomas clássicos de doença (diarreia, apatia, tristeza, fraqueza, queda no consumo alimentar), não utilize medicamentos desnecessariamente.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Quanto mais calor menos botam as codornas. Certo ou errado?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.