WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda a calcular a quantidade de milho hidropônico para a ração de caprinos

O milho hidropônico é um excelente alimento para a alimentação animal

Caprino

Na criação de caprinos, assim como em qualquer outra criação, um dos maiores gastos do criador é com a alimentação dos animais. Por conta disso, alternativas que são mais baratas e nutritivas têm sido escolhidas pelos criadores para oferecer aos seus animais, como é o caso do milho hidropônico.

O professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Milho Hidropônico – Para Alimentação Animal, Augusto Neves, destaca que o cultivo do milho hidropônico surgiu como mais uma alternativa para a obtenção de volumoso de qualidade, com alto valor energético e proteico, para a alimentação animal.

Para os caprinos, seja de corte ou de leite, o milho hidropônico é um alimento ideal. Isso porque no cultivo de forrageiras, o sistema apresenta alta produtividade, com pouco gasto de água e independente das condições climáticas, com produção de aproximadamente 25 a 30kg por m², valor equivalente a quase 7 mil toneladas/ano.

Do plantio à colheita, com aproximadamente 15 dias, o milho hidropônico já atinge de 25 a 28cm, apresentando uma concentração excelente de nutrientes. Recomenda-se colocar uma quantia próxima de 10% a mais para que as possíveis perdas possam ser compensadas. Mas, 25kg de semente é o suficiente para 10 m², que pode atingir 193kg de forragem.

Para complementar, pode-se colocar 7kg de farelos de soja, chegando a 200kg de alimento, o que serve aproximadamente 165 animais, com cada um consumindo por dia cerca de 1,2kg desse alimento. Em um cálculo simples, 50kg de sementes é o suficiente para alimentar 330 caprinos.

Como cultivar o milho hidropônico

Para o cultivo, deixe as sementes de molho na água por um dia inteiro de modo a facilitar a germinação. A área do plantio deverá ser demarcada, limpa e forrada com uma lona dupla face, com atenção para que a parte preta fique voltada para baixo.

Um substrato deve ser espalhado na área até formar uma cada de 10cm, que pode ser feito de bagaço de cana hidrolisado, palha de arroz ou feno picotado. Depois, aplique a solução nutritiva composta de supersimples e calcário calcítrico. Por fim, basta distribuir as sementes do milho pela área e cobri-las com 5cm de substrato.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Ovinos:

Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal
Alimentação de Ovinos de Corte
Instalações para Ovinos

Fonte: Israel Alexandre Pereira Filho para Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!