WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Apicultor: você sabe como realizar o método de orfanação na apicultura?

Descubra o passo a passo de como implementar essa técnica nas colmeias


Método de orfanação.

Este é o método preferido pelos apicultores que reconhecem os prejuízos que rainhas antigas podem causar à produção. Alguns apicultores optam por utilizar realeiras encontradas em colmeias prestes a enxamear. Elas são inseridas em um protetor west, que por sua vez é colocado na colmeia orfanada, agilizando ainda mais o processo de recuperação do enxame, explica a Prof. Etelvina Almeida, do Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames.

No entanto, é válido afirmar que existem técnicas relativamente simples que possibilitam o planejamento e a produção em larga escala da quantidade de rainhas necessárias para substituir anualmente todas as rainhas nos apiários de um ou mais apicultores. Essas técnicas permitem até mesmo a criação de rainhas em grandes quantidades, com o intuito de serem comercializadas.


Para isso, usa-se o seguinte método: a criação ocorre em colmeias mantidas sem rainha, chamadas colmeias de recria. Nelas, cúpulas de cera imitando realeiras são usadas, com larvas novas de abelhas inseridas. As operárias, motivadas pela falta de rainha e pela presença das cúpulas enxertadas, alimentam as larvas com geleia real e selam as cúpulas com cera. As realeiras formadas são então colocadas em gaiolas de nascimento, na própria colmeia de recria, até que as rainhas recém-nascidas eclodam. Depois disso, as novas rainhas podem ser transferidas para colmeias que necessitam de substituição ou para núcleos de fecundação, onde serão fecundadas antes de serem introduzidas em colmeias de produção ou comercializadas.


Procedimentos da orfanação.

Para remover a rainha de uma colmeia, é melhor fazer isso de manhã. Nesse momento, as abelhas estão mais calmas e a rainha menos ativa, o que facilita encontrá-la. Pela manhã, é mais fácil ver onde ela está, já que não se esconde tanto entre as outras abelhas ou nos cantos da colmeia.


Se não for possível encontrar a rainha, o que pode acontecer em colônias muito grandes ou agressivas, uma opção é fechar a colmeia, passar para outra e tentar novamente no dia seguinte. Existem alguns métodos alternativos para encontrar a rainha em caso de dificuldade, como:


• Peneirar o enxame, passando-o por uma tela excluidora instalada em uma colmeia vazia. Um ninho vazio é colocado sobre essa tela, onde os favos e até mesmo o ninho original da colônia são sacudidos. A rainha deverá ser encontrada sobre a tela, pois ela não consegue atravessá-la.

• Fechar a colmeia por um tempo para permitir que as abelhas se organizem. Então, uma rainha amarrada por um cordel é introduzida pelo alvado. Essa rainha é uma das que foram substituídas e pode estar viva ou morta. Dentro de alguns minutos, ao puxar o cordel, a rainha do enxame pode estar agarrada à rainha isca.

Extraído do artigo "Técnicas de Substituição de Rainhas" da Revista Mensagem Doce. De Etelvina Conceição Almeida da Silva.


Apicultor: você sabe como realizar o método de orfanação na apicultura?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da apicultura. O Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado,  desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça agora os Cursos na Área de Apicultura.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?