
Um detalhe básico, porém de fundamental importância para o sucesso da implantação de um sistema orgânico de produção, é realizar um plano de rotação e sucessão cultural. Esse plano visa o uso adequado do solo, permitindo que as plantas explorem o perfil do solo de maneira uniforme, tanto em quantidade de nutrientes extraídos, quanto em profundidade de absorção, empregando culturas com diferentes graus de exigência em nutrientes e diferentes sistemas radiculares.
“Com essa prática, objetiva-se também quebrar o ciclo reprodutivo e a propagação de pragas e doenças indesejáveis”, afirma Dr. Jacimar Luis de Souza, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce, em Livro+DVD e Curso Online. Deve-se evitar plantar, em sucessão na mesma área, culturas da mesma família botânica, que possam transmitir enfermidades ao cultivo seguinte. Nesse caso, abaixo alguns exemplos de culturas da mesma família, que não devem ser plantadas em sucessão.
- Abóbora, pepino, melão, melancia.
- Tomate, pimentão, batata.
- Alho, cebola, alho-poró.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.