
Adubação fosfatada corretiva é o uso de doses elevadas de fertilizantes fosfatados, industrializados ou naturais, com aplicação a lanço, incorporados com gradagem para elevar o nível de fertilidade natural e tornar mais eficiente as adubações de manutenção, afirma Dr. Júlio César Lima Neves, professor do Curso a Distância CPT Aplicação Econômica de Adubos, em Livro+DVD e Curso Online.
Observações
- Solos com toxidez de alumínio devem receber calagem como primeira prática de manejo.
- A Calagem prévia aumenta a disponibilidade para a planta da fonte de fósforo solúvel adicionado e diminui a disponibilidade dos fosfatos naturais brasileiros para aplicação direta.
- As produções das culturas são praticamente proporcionais às doses de fosfato aplicadas. Para tomada de decisão quanto ao uso ou não dessa prática, deve-se ficar atento aos seguintes aspectos:
a) Programação do uso da terra.
b) Período, em anos, para atingir as metas de produção desejada.
c) Disponibilidade de capital.
Conheça os Cursos a Distância CPT em livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

JOSÉ DOMINGOS DOS SANTOS
7 de fev de 2017A prática de adubação fosfatados em nível elevados é quando o solo está probre em nutrientes naturais , para ver o estado em o solo se encontra é preciso que faça antes uma análise do solo para se viável ou não fazer uma adubação fosfatados do contrário essa prática se torna inviável.