É importante que o meliponicultor tome alguns cuidados na criação das abelhas:
* Em épocas de escassez de flores, pode ocorrer falta de alimento nas colmeias, especialmente em áreas superpovoadas. É importante que o meliponicultor verifique, periodicamente, o estado de suas colmeias e, em caso de fome, alimentá-las artificialmente;
* As abelhas, em geral, são insetos muito importantes para a polinização e devem ser preservadas. Uma das formas de se fazer isso é preservar colônias naturais.
* As abelhas mais comuns na área onde está instalado o meliponário devem ser as preferidas pelo meliponicultor, desde que atendam aos seus objetivos. Na tentativa de obter colmeias de abelhas raras na região onde se encontra, o meliponicultor pode, inadvertidamente, estar contribuindo para a extinção destas abelhas, pois muitas delas não se adaptam às condições de criação.
* A presente dica é parte integrante do curso Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão - Uruçu, Mandaçaia, Jataí e Iraí, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Marcos AFukushima
11 de dez. de 2019Gostaria de receber informações sobre Meliponicultura. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de dez. de 2019Olá,Marcos
Como vai?
Agradecemos sua visita a nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodeabelhas e confira os cursos que disponibilizamos na área.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Giovana uraniano
29 de ago. de 2018Tudo bom.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de ago. de 2018Olá Giovana,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto