WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A pelagem dita o temperamento do cavalo. Verdade ou mentira?

Mentira. O que se ouve por aí são mitos. Na realidade, há muito pouco de verdade nisso, e existem cavalos nas mais diversas tonalidades, o suficiente para satisfazer a todos os gostos

A pelagem dita o temperamento do cavalo. Verdade ou mentira?  Dicas Cursos CPT

 

A pelagem do cavalo dita seu temperamento: verdade ou mentira? Mentira!, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Como Avaliar a Idade e Pelagem de Cavlos, Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Existem alguns mitos relacionados à pelagem do cavalo e ao seu temperamento. Dizem que os castanhos são populares e tidos como constantes e dignos de confiança, enquanto que os negros são considerados bastante nervosos e pouco seguros; os tordilhos têm a reputação de temperamentais e os alazões de serem teimosos e excitáveis.

Na realidade, há muito pouco de verdade em tudo isso, e existem cavalos nas mais diversas tonalidades, o suficiente para satisfazer a todos os gostos, acrescenta o médico veterinário.

Dizem os estudiosos que o pelo de um cavalo é tão individual quanto a impressão digital de um ser humano, e os registros de animais nobres, como os que são feitos pelo Stud Book Brasileiro para os puro-sangues ingleses, empregados nas corridas, são uma boa prova disso: cada animal tem seus sinais particulares rigorosamente anotados, logo após o seu nascimento, e assentados numa carteira de identidade que o acompanhará pelo resto da vida. A cor, as marcas e os redemoinhos do pelo são dados desse documento que será examinado a cada deslocamento do cavalo e antes de cada corrida da qual ele venha a participar.

“A descrição das diversas pelagens dá ideia da coloração simultânea, às quais acrescentamos os sinais e particularidades que os equinos nos oferecem ao exame, com detalhes suficientes para permitir a identificação exata de um determinado animal e sua diferenciação entre outros animais de um rebanho, principalmente para o registro genealógico”, finaliza Haroldo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Tire sua dúvida: Por que colocar ferraduras nos cavalos?
- Tire sua dúvida: Há diferença entre os quatro cascos de um cavalo?
- Tire sua dúvida: as patas dos cavalos têm amortecimento?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?