
Até pouco tempo atrás, a venda de mercadorias era feita em estabelecimentos equipados com balcões de vendas, ficando de um lado os atendentes, e do outro os clientes. Era nesse balcão que os clientes tinham contato com o que desejavam adquirir. Era também onde ocorriam as negociações e, eventualmente, as vendas. Posteriormente, esse sistema de atendimento sofreu uma grande evolução dando origem aos sistemas de autoatendimento, como são atualmente as livrarias, os supermercados, as farmácias, e muitos outros mais. Nestes casos, os clientes têm total liberdade de circular pelas dependências dos estabelecimentos para ter contato com as mercadorias. Assim, torna-se mais fácil avaliar, com tranquilidade, suas características técnicas, preço, comparar modelos diferentes, enfim, esclarecer praticamente todas as dúvidas. Este pode ser considerado, portanto, o sistema convencional de atendimento a clientes.
Com a modernização tecnológica, e, mais precisamente, com a popularização da Internet, porém, surgiu uma nova forma de comércio e de atendimento aos clientes. Hoje em dia já não é mais preciso sair de casa ou do trabalho para fazer compras, uma vez que, através da Internet, pode-se realizar tudo isso de onde você estiver. Estamos falando do mercado virtual, para o qual basta apenas existir um computador conectado à Internet para que você possa obter todas as informações que desejar, referentes aos produtos de interesse. Trava-se, portanto, de uma forma moderna, segura e cômoda de fazer negócios, sejam estes simples compras de produtos ou transações comerciais de maior vulto.
Qualquer empresário, de qualquer nível, pode criar sua loja virtual e fazer negócios através da Internet, bastando, apenas, atentar-se para os seguintes detalhes: saber o que é a Internet e como ela funciona; quais são os princípios para estar presente na Internet; saber quais são as principais estratégias para um site obter sucesso; e implementar uma estrutura interna adequada para praticar a venda pela Internet.
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Por Silvana Teixeira.
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