
No empirismo, a aprendizagem ocorre com o conhecimento sendo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato. Vem de fora da pessoa, entra e se instala, independente da vontade dela. Essa forma de enxergar o conhecimento supõe o aprendizado como resultado de uma vivência.
O conhecimento “entra” e se instala no indivíduo, o que leva a conclusão de que o sujeito tem pouco ou nenhum mérito, sendo, portanto, passivo nesse processo, afirma afirma Per Christian Braathen Doutor em Educação pela University of Wisconsin - Madison. Professor por vários anos da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIVIÇOSA - MG.
Sob essa forma de encarar o conhecimento, os seres humanos aprendem à base do estímulo-resposta, do reflexo condicionado, por meio da experiência e da vivência que, por si só, vão causar a aprendizagem. Essa visão, entretanto, simplifica demais o entendimento do processo de aprendizagem, diante da complexidade do comportamento humano.
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Por Silvana Teixeira.
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