WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

9 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Autoconfiança, automotivação, criatividade, flexibilidade, energia, iniciativa, perseverança, resistência e assumir riscos são características fundamentais a um empreendedor de sucesso

9 dicas para ser um empreendedor de sucesso - Artigos CPT

 

O termo empreendedorismo se refere ao desenvolvimento de atividades e funções relacionadas ao início de atividades empresariais, coordenação, controle e mudança em negócios, empreendimentos e empresas e, ou, em assumir riscos nessa operação, que decorrem da natureza dinâmica da sociedade e do conhecimento imperfeito do futuro, não podendo ser convertido em determinados custos através de transferência, cálculo ou eliminação. Empreendedor é a pessoa que organiza e gere um negócio ou empresa, assumindo o risco em favor do lucro ou sucesso.

Para ser um empreendedor em qualquer área, é necessário o desenvolvimento de habilidades que estarão diretamente relacionadas ao sucesso da empresa que estiver sendo implantada ou modificada.

Segundo Ricardo Antônio Zatti, Professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias, “Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que os empreendedores não são pessoas do outro mundo, são desse mundo mesmo. São pessoas simples como você. Podem nascer com espírito empreendedor e também podem ser formados. São reconhecidos pela sua capacidade, pela sua ousadia, pelas suas quedas e pelo seu recomeço. Pelo sucesso e pelo seu insucesso. São ativos. Existem em quantidade ilimitada e enormemente diversificada ao longo do tempo. São influenciados em parte pela genética, em parte pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico”.

Estudos de administração e empreendedorismo indicam que essas habilidades são as seguintes:

Habilidades de um empreendedor - Artigos CPT

É preciso agir com firmeza e determinação para alcançar o seu objetivo.


1. Autoconfiança

Para ser empreendedor, é necessário estar seguro em relação aos seus propósitos, objetivos e ao seu projeto. Mesmo tendo muitas opiniões contrárias, é preciso agir com firmeza e determinação para alcançar o seu objetivo.

2. Automotivação

Um empreendedor não necessita do “empurrão” ou incentivo de outros para se animar. Encontra forças em si mesmo para enfrentar os obstáculos e os desafios. Mesmo diante de algum fracasso, encontra sempre um motivo para recomeçar.

3. Criatividade

Capacidade de encontrar soluções viáveis para solução novos de problemas. O empreendedor busca, através da criatividade, novos produtos e serviços para incrementar e aprimorar sua empresa. Possui capacidade de encontrar novos caminhos, novas rotinas e novos processos.

4. Flexibilidade

Empreendedores são flexíveis. Pessoas inflexíveis têm muitos problemas para o recomeço, quando necessário. A flexibilidade habilita o gestor para rever posições, assumir o novo e ceder quando preciso. Ouvir ideias e sugestões e aceitá-las quando for o caso, mesmo que isso signifique grande mudança no projeto, são fundamentais para a obtenção do sucesso.

5. Energia

Mesmo tendo o seu negócio próprio, dificilmente trabalhará oito horas por dia. Serão doze, senão catorze horas de trabalho diariamente. É preciso ter “pique”, muita energia até o negócio ter condições de caminhar sem a necessidade de acompanhamento integral.

6. Iniciativa

Capacidade para agir de maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando soluções, Influenciando acontecimentos e se antecipando às situações.

7. Perseverança

O empreendedor se mantém firme e constante em seus propósitos, porém, sem perder a objetividade para resolver situações e problemas.

8. Resistência à frustração

Esse é um item de muita importância no perfil do empreendedor. Não são poucos que abrem um negócio que não tem vida longa. Há sempre um recomeço. Esse item está muito ligado à perseverança e à motivação.

9. Disposição para assumir riscos

São muitos os riscos que o empreendedor assume ao criar seu negócio. Risco do abandono do emprego, riscos financeiros, riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar, entre outros.

Conheça todos os Cursos CPT da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Pedro gomes

24 de nov. de 2020

Gostei bastante

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de nov. de 2020

Olá, Pedro!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas.

Atenciosamente

Lidiane Lisboa

Francisco Quintas Albino

1 de nov. de 2020

Quero ser um bom empreendedor, o que faço? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set. de 2021

Olá, Francisco! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. :)

O CPT possui cursos na Área de Empreendedorismo que podem te auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Francisco César

24 de ago. de 2020

Gostaria de saber mais sobre negócio.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de ago. de 2020

Olá, Francisco!

Agradecemos sua visita a nosso site!

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!