
Sudoku, quebra-cabeça, caça palavras, jogo das diferenças, entre outras atividades, são excelentes práticas que ajudam os idosos a estimular o cérebro diariamente, exercitando a memória e, consequentemente, protelando a perda de fatos decorrente do avançar da idade. Conheça 8 excelente dicas que separamos para aqueles que desejam preservar ao máximo sua memória e lembranças:
1. Jogo das diferenças
O jogo das diferenças ou jogo dos sete erros é muito eficiente para estimular a memória dos idosos, pois aguça sua percepção e análise ao procurar diferenças em duas imagens aparentemente iguais.
2. Sudoku, caça-palavras, dominó ou palavras cruzadas
Todos esses exercícios seguem uma lógica parecida. No sudoku, por exemplo, é preciso exercitar a lógica, além de ter uma memória boa para cálculos simples. No caça-palavras, a memória visual é altamente estimulada por meio da procura. O dominó proporciona o desenvolvimento de uma estratégia de jogo, e as palavras cruzadas puxam pela lembrança de vocabulários e conhecimentos.
3. Quebra-cabeças
Progressivamente, vá aumentando o número de peças. Ele exercita o cérebro dos idosos tal qual pessoas jovens fazem ginástica para aumentar e enrijecer os músculos.
4. Ler um livro ou assistir um filme e contar para alguém
A prática de contar o que foi visto ou lido a alguém é excelente para treinar a capacidade de armazenamento das informações.
5. Fazer lista de compras e não utilizá-la
Faça uma lista de compras antes de sair de casa para o supermercado, mas deixe-a guardada na bolsa ou no bolso, quando percorrer os corredores. Faça um esforço e tente se lembrar do que havia nela. Antes de passar pelo caixa, porém, recorra a ela e verifique se você teve sucesso, pegando tudo aquilo que havia programado anteriormente.
6. Tomar banho de olhos fechados
Tente tomar o banho inteiro assim, procurando os produtos sem o auxílio da visão. Essa é uma forma de estimular a memória visual.
7. Fazer atividades estimulantes, como teatro ou dança
Guardar passos, falas ou instruções é uma ótima forma de exercitar a memória.
8. Fazer um curso em uma área de interesse
Comece hoje mesmo um curso de seu interesse. Fazer o que gostamos é a melhor forma de manter o cérebro em funcionamento constante.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Doutíssima.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.