WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

8 dicas para estimular a memória dos idosos

Sudoku, quebra-cabeça, caça palavras, jogo das diferenças, entre outros, são excelentes práticas que ajudam os idosos a estimular o cérebro, exercitar a memória e protelar a perda de fatos

 
Memoria idosos
 

Sudoku, quebra-cabeça, caça palavras, jogo das diferenças, entre outras atividades, são excelentes práticas que ajudam os idosos a estimular o cérebro diariamente, exercitando a memória e, consequentemente, protelando a perda de fatos decorrente do avançar da idade. Conheça 8 excelente dicas que separamos para aqueles que desejam preservar ao máximo sua memória e lembranças:

1. Jogo das diferenças

O jogo das diferenças ou jogo dos sete erros é muito eficiente para estimular a memória dos idosos, pois aguça sua percepção e análise ao procurar diferenças em duas imagens aparentemente iguais.

2. Sudoku, caça-palavras, dominó ou palavras cruzadas

Todos esses exercícios seguem uma lógica parecida. No sudoku, por exemplo, é preciso exercitar a lógica, além de ter uma memória boa para cálculos simples. No caça-palavras, a memória visual é altamente estimulada por meio da procura. O dominó proporciona o desenvolvimento de uma estratégia de jogo, e as palavras cruzadas puxam pela lembrança de vocabulários e conhecimentos.

3. Quebra-cabeças

Progressivamente, vá aumentando o número de peças. Ele exercita o cérebro dos idosos tal qual pessoas jovens fazem ginástica para aumentar e enrijecer os músculos.

4. Ler um livro ou assistir um filme e contar para alguém

A prática de contar o que foi visto ou lido a alguém é excelente para treinar a capacidade de armazenamento das informações.

5. Fazer lista de compras e não utilizá-la

Faça uma lista de compras antes de sair de casa para o supermercado, mas deixe-a guardada na bolsa ou no bolso, quando percorrer os corredores. Faça um esforço e tente se lembrar do que havia nela. Antes de passar pelo caixa, porém, recorra a ela e verifique se você teve sucesso, pegando tudo aquilo que havia programado anteriormente.

6. Tomar banho de olhos fechados

Tente tomar o banho inteiro assim, procurando os produtos sem o auxílio da visão. Essa é uma forma de estimular a memória visual.

7. Fazer atividades estimulantes, como teatro ou dança

Guardar passos, falas ou instruções é uma ótima forma de exercitar a memória.

8. Fazer um curso em uma área de interesse

Comece hoje mesmo um curso de seu interesse. Fazer o que gostamos é a melhor forma de manter o cérebro em funcionamento constante.


Por Silvana Teixeira.
Fonte: Doutíssima.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!