
A seguir, sete procedimentos relacionados ao manejo geral rotineiro no sistema hidropônico relacionados ao cultivo do tomate grape. “Exceto aqueles que necessitam de cuidados específicos, os listados abaixo são os mesmos para as outras culturas”, afirma Prof. Dr. Clério Hickmann, do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo.
1- O produtor realiza, uma vez por semana: a colheita, o desbaste e a condução.
2- Faz parte da rotina diária, com relação ao manejo fitossanitário, o monitoramento, o ajuste solução nutritiva, e assim por diante.
3- Sobre a polinização das flores, há ocasiões em que, devido a um problema relacionado à polinização, a frutificação não ocorre de maneira uniforme. Isso se deve a ausência de abelhas ou de incidência de vento, os quais auxiliam na polinização. Diante disso, é necessário polinização suplementar, que pode ser feita agitando um pouco a planta para que ela solte os grãos de pólen, ou utilizando o soprador rotineiramente. Esse aparelho deve ser direcionado na inflorescência.
4- Após a colheita, é importante realizar a retirada dos brotos.
5- É preciso checar diariamente se as plantas estão recebendo água e nutrientes.
6- Ao entrar ou sair da estufa, deve-se sempre fechar a porta em seguida para evitar o trafego de animais indesejados.
7- Em dias muito quentes, deve-se fechar a tela refratária a fim de baixar a temperatura e diminuir a radiação; e em dias de pouca insolação essas cortinas devem ser abertas.
Gostou da matéria? Aprenda mais sobre o assunto no(s) links abaixo:
- Culturas hidropônicas, como escolher?
- Hidroponia: o cultivo sem solo!
Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.