
O manejo dos frangos de corte pode ser conceituado como o conjunto de ações praticadas, com o objetivo de proporcionar conforto às aves, de maneira que elas possam ter o melhor desempenho possível, qualquer que seja o seu estado de maturidade. Vejamos algumas dicas importantes:
1. Toda ave encontrada morta deve ser recolhida e depositada na fossa séptica, ou fossa de cadáveres. Nunca jogá-las a céu aberto.
2. Verificar a coloração do bico e das canelas. Se a alimentação for à base de milho amarelo, essas regiões devem apresentar cor amarelada. Caso estejam pálidas, isso pode significar problemas de saúde, justificando-se um exame clínico, inclusive necrópsias feitas pelo veterinário.
3. Problemas de saúde devem ser tratados preventivamente. Torna-se muito caro ter de tratar uma doença já instalada em um plantel.
4. O momento para retirar os frangos destinados ao abate, deve ser combinado com antecipação. Geralmente, se escolhe as horas mais frescas do dia, principalmente no verão. Isto evita perdas por insolação e hipertermia.
5. Algumas horas antes do momento combinado para retirar as aves do aviário, as instalações devem ser preparadas. Isso depende do tipo de equipamento existente nas instalações.
6. Quaisquer que sejam os modos de carregar os engradados com as aves, todo cuidado deve ser tomado para não causar a elas lesões corporais, desvalorizando suas carcaças.
7. A capacidade de cada engradado para o transporte de frangos varia conforme o tamanho da ave. Um frango grande deve ocupar cerca de 300 cm de piso do engradado.
Por Andréa Oliveira.
Conheça o Curso CPT Produção de Frangos de Corte.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.