
Se você está pretendendo comprar um imóvel, algumas dicas o(a) ajudarão a escapar das artimanhas de alguns corretores mal-intencionados. Estes só pensam em fechar negócio e não na satisfação de seus clientes. Por isso, fique bem atento(a) e livre-se de futuras dores de cabeça.
1 - A taxa de corretagem deve ser paga pela incorporadora
Em hipótese alguma, pague a corretagem ao fechar a compra de um imóvel. Em geral, alguns maus corretores cobram uma taxa à parte e isso é proibido. Ela deve ser paga pela incorporadora e não pelo comprador do imóvel.
2 - O imóvel pode ser maravilhoso, mas a região pode ser barulhenta
“O imóvel pode ser maravilhoso, mas a vizinhança não. Por isso, antes de concretizar a compra, pesquise sobre a região onde se localiza o imóvel. Vá ao local em horários diferentes, verifique o barulho, o trânsito, entre outros aspectos”, aconselha o professor Fernando de Magalhães Júnior, do Curso CPT Capacitação de Corretor de Imóveis.
3 - Tanto as parcelas do imóvel como o saldo devedor terão reajustes
Muitos corretores de imóveis omitem dos compradores que haverá reajuste não somente das parcelas do imóvel, mas também de seu saldo devedor. Ambos terão correção com base no INCC - Índice Nacional de Custo da Construção.
4 - Pesquise previamente sobre a construtora do imóvel
Muitas propagandas prometem milagres. Garantem a construção do imóvel em apenas alguns meses. Por isso, não se deixe seduzir por falsas promessas. Seja prático(a) e pesquise sobre a construtora do imóvel em alguns órgãos de defesa do consumidor.
5 - Atrasos obrigam a construtora ao pagamento de multa
Caso a construtora atrase mais de 180 dias para entregar o imóvel, ela será obrigada a arcar com uma multa de 2% do montante já desembolsado pelo consumidor, além de 0,5% por mês de atraso.
6 - Avalie não somente o apartamento, mas também a garagem vinculada a ele
Quando um imóvel é posto à venda, não somente ele possui um valor, mas também a garagem a ele associada. Por isso, avalie ambos. Confira o apartamento e a vaga da garagem. Veja se é bem localizada, se está realmente vinculada ao apartamento, se é livre a todos ou numerada.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: UOL Economia.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.