WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

5 dicas de alimentação para cabras

O manejo alimentar das cabras deve ser diferenciado, para suprir exigências nutricionais específicas

5 dicas de alimentação para cabras

“A alimentação das cabras é basicamente pastagem; por isso, é importante que o caprinocultor esteja atento à área onde o rebanho está pastando”, enfatiza Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, médica veterinária e professora do Curso CPT a Distância e Online Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite. Como comem de tudo, as cabras podem comer plantas tóxicas, que podem ser letais, ainda que ingeridas em pequena quantidade.

Dicas de alimentação para cabras:


1. O manejo alimentar das cabras deve ser diferenciado, para suprir exigências nutricionais específicas. Cabras em lactação, por exemplo, devem receber uma dieta rica em grãos e minerais para estimular a produção do leite. Milho e trigo são os alimentos mais comuns fornecidos a essa categoria animal. Entretanto, os grãos devem ser introduzidos à dieta da cabra leiteira, progressivamente, e em pouca quantidade.

2. Cabras jovens, com até 14 meses de vida, também recebem grãos mistos (2 xícaras de café por dia). Mas é importante ressaltar que grande parte da dieta vem essencialmente da pastagem. No verão, o caprinocultor pode enriquecer a dieta das cabras jovens com feno fornecido uma vez por dia (no inverno, duas). Suplementação alimentar não pode faltar no manejo alimentar dessa categoria animal.

3. O feno também é fornecido a cabras maduras, cabras secas e cabras que não estão prenhas seguindo o plano alimentar das cabras jovens. Ainda assim, a pastagem deve ser a base da alimentação das cabras independentemente da categoria animal. No caso das cabras grávidas ou em lactação, além da pastagem e do feno, devem ser fornecidos grãos mistos (5 xícaras de café por dia).

4. Todas as categorias de cabras (jovens, maduras, secas, grávidas e em lactação) devem ingerir água fresca e limpa à vontade. Além disso, frutas e legumes frescos podem ser oferecidos para proporcionar às cabras alimentos, que lhes garantam ainda mais vigor e bem-estar. No quesito suplementação mineral, temos os cubos de sal. Antigamente, eles não eram fornecidos às cabras, mas na caprinocultura moderna, eles passaram a fazer parte da nutrição caprina.

5. Criadores de cabras iniciantes devem consultar profissionais especialistas antes de elaborarem o programa alimentar do rebanho. Se houver mudanças na dieta, elas devem ocorrer, aos poucos, para a adaptação dos animais; caso contrário, podem surgir problemas no trato digestivo das cabras. Além disso, o bom manejo da pastagem otimiza o manejo alimentar das cabras e reduz os custos do produtor.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Criação de Cabras.

Leia o artigo "Vai criar cabras leiteiras? Alimente-as com leguminosas e gramíneas."

Fonte: wikifarmer.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!