
O processo de degradação pode ocorrer devido a muitos fatores, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle, em Livro+DVD. São exemplos de alguns eles:
I- O uso de fertilizantes sem a recomendação técnica da análise de solo induz à aplicação inadequada de calcário, degradando, quimicamente, o solo.
II- As perdas de nutrientes por lixiviação, inundação do terreno, prática da monocultura, erosão, são outras causas da degradação química.
III- A degradação biológica do solo é caracterizada pela perda de matéria orgânica com diminuição da atividade biológica no solo. A matéria orgânica, que representa entre 1% e 5% da composição do solo, é responsável pela manutenção das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, favorecendo a nutrição das plantas de maneira sustentável. O seu esgotamento provoca a degradação da estrutura do solo, a redução da diversidade e da atividade biológica e o declínio da fertilidade, alterando a qualidade ambiental.
IV- A prática das queimadas eleva a temperatura na superfície do solo, eliminando parte dos microrganismos responsáveis pela atividade biológica no solo.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Impacto Ambiental, como definir esse termo?
- Quais os poluentes mais lançados pelo homem na natureza?
- Aproveitar os resíduos sólidos gerados na zona rural é possível?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.