
Atualmente, há 380 milhões de diabéticos no mundo e, para 2020, estima-se que esse número ultrapasse os 500 milhões. O quadro agravou-se de tal forma que a OMS - Organização Mundial da Saúde classificou o diabetes como uma epidemia. O pior é que muitos desconhecem que possuem esse mal, por falta de informações e pelos inúmeros mitos que pairam sobre a doença.
Segundo as professoras Rose Pereira de Deus e Cristiane do Nascimento, do Curso CPT Alimentação Saudável Para Diabéticos, alguns já nascem propensos à doença pelo fator genético; outros se tornam portadores desse mal devido ao sedentarismo e à má alimentação.
Portanto, a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável podem evitar que a pessoa seja acometida pelo diabetes.
Para saber mais sobre a doença, conheça alguns mitos e verdades:
Conheça 3 verdades:
1ª verdade: A insulina não causa dependência química nos pacientes com diabetes. Pelo contrário, a sua aplicação é vital para que ocorra a entrada de glicose na célula para gerar energia. As pessoas portadoras do diabetes tipo 1 são consideradas insulinodependentes somente por possuírem a doença desde o nascimento, e não por serem dependentes químicos do medicamento.
2ª verdade: Existem alimentos que controlam os níveis de glicose no sangue e, portanto, são ótimos aliados no tratamento do diabetes. São alimentos com baixo índice glicêmico, que inibem a absorção de glicose pelo sangue e estabilizam a doença. São eles: maçã, pera, feijão, lentilha e manga.
3ª verdade: Pessoas com diabetes só podem ingerir bebidas alcoólicas junto às refeições (apenas as destiladas e com moderação). Além disso, devem monitorar o índice glicêmico antes do consumo da bebida e depois, pois o álcool diminui ainda mais as taxas de glicemia. Por isso, o melhor é evitá-lo.
Conheça 3 mitos:
1º mito: Muitos acreditam que embora tenham diabetes, podem consumir mel e açúcar mascavo, pois são alimentos naturais. Entretanto, isso é um mito, já que tais alimentos contêm açúcar (sacarose), inimigo direto dos diabéticos.
2º mito: Alguns afirmam que se o diabético não come carboidratos, ele não precisa de insulina. Este é um sério equívoco, já que os pacientes com diabetes tipo 1 devem ingerir insulina diariamente, pois o pâncreas não produz este hormônio. Esse procedimento é obrigatório, mesmo se a pessoa não ingerir carboidratos.
3º mito: Outro mito sobre o diabetes é que os portadores da doença perdem a visão com o passar do tempo. Embora a maior causa de cegueira no mundo seja o diabetes (excesso de glicose no sangue), isso pode ser evitado com o controle da doença durante toda a vida, como exames de rotina, dieta saudável, prática de exercícios e aplicação de insulina.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Minha Vida e Revista Escola.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.