
A segurança dos dados e das informações de uma empresa é primordial para o seu pleno desenvolvimento e sucesso. Entretanto, para isso, alguns cuidados devem ser tomados tanto pelos gestores como pelos colaboradores que nela trabalham.
1.Controle de rede
Ao interromper o tráfego malicioso por meio de um sistema que controla o transporte de dados, a segurança da empresa é potencializada de um modo sem precedentes – já que a maioria classifica apenas velocidade e desempenho como prioridade. Outro ponto forte do controle da rede é aumentar a detecção do risco e da vulnerabilidade do negócio, fazendo com que o fluxo de informações esteja sempre bem protegido e seja o grande acelerador de negócios da empresa.
2.Nuvem contínua
Empresas que necessitam de máxima proteção às suas operações e às informações geradas têm de garantir acesso seguro a redes, servidores, data centers, aplicações, entre outros. A nuvem contínua (ou real cloud, como também é conhecida) representa um passo à frente de tudo o que está disponível, possibilitando que as aplicações da empresa estejam ativas em múltiplos sites, prontas para serem liberadas automaticamente sempre que forem solicitadas. Trata-se de um ganho imenso em termos de competitividade, permitindo que uma empresa faça em poucos minutos o que suas concorrentes provavelmente vão levar semanas para finalizar.
3.Backup na nuvem
Essa solução inclui volume de backup, software de gestão e replicação de dados para um local remoto. Também contempla a centralização do volume de backup in-house, aplicando deduplicação nessa massa de dados para evitar repetição de segmentos. A empresa contrata a utilização de banda e o volume de disco necessários para a replicação para um local remoto, com um monitoramento efetivo dos processos de backup realizados por uma equipe em tempo integral, todos os dias do ano.
4.Monitoramento e controle
Além de desenvolver políticas de segurança para cada empresa ou departamento, é importante adotar um mecanismo de comunicação da política adotada, promovendo amplo entendimento das vulnerabilidades que devem ser evitadas. Esse processo deve ser revisado e retransmitido continuamente para melhor resultado.
5.Pacote de integridade
São adotados alguns métodos de verificação da integridade de pacotes e rastreabilidade da procedência, evitando possíveis contágios na infraestrutura através de ataques virtuais quando da instalação de pacotes.
6.Perímetro de segurança
Trata-se de um conjunto de políticas de segurança utilizado em programas e equipamentos que tem por objetivo reforçar o acesso físico e impedir a propagação de vírus por meio de dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks e outros).
7.Segurança de endpoints
Neste caso, medidas de segurança são implantadas em todos os dispositivos móveis que em algum momento são conectados à rede: pendrives, smartphones, tablets, notebooks, entre outros. Essa medida complementa a solução ‘perímetro de segurança’, evitando todo tipo de fraude e contaminação.
8.Gestão da largura da banda
O objetivo é prevenir congestionamentos, tráfego lento de informações e abusos, bem como ataques à rede.
9.Inspeção de segurança
Neste caso, a empresa conta com um monitoramento ativo, alinhado com sua política de segurança, para identificar os inúmeros tipos de ameaças e consequente solução de controle.
10.Filtro de IP
Essa é uma solução de baixo custo para incrementar a segurança da rede. De acordo com as definições do protocolo, é realizada a filtragem por endereços de origem ou destino. Ou seja: alguns serviços poderão ser acessados somente por determinadas máquinas. Também é possível bloquear o tráfego de alguns pontos de origem.
11.Antivírus e AntiSpam
Essas soluções são as mais populares, mas também são absolutamente necessárias hoje em dia, sob pena de haver uma queda brusca na produtividade ou a perda total de informações. São soluções que filtram mensagens e repelem intrusos, evitando que tenham acesso a informações estratégicas e comprometam a integridade da empresa. Apesar de simples, essas medidas jamais devem ser negligenciadas.
Fonte: Adriano Filadoro, diretor comercial e de marketing da Online Data Cloud, empresa de serviços, com mais de 20 anos de atuação na indústria de Tecnologia da Informação.
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