Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

11 soluções de segurança para todo tipo de empresa

Empresas que necessitam de máxima proteção às suas operações e às informações geradas têm de garantir acesso seguro às redes

Empresas que necessitam de máxima proteção às suas operações e às informações geradas têm de garantir acesso seguro a redes

 

A segurança dos dados e das informações de uma empresa é primordial para o seu pleno desenvolvimento e sucesso. Entretanto, para isso, alguns cuidados devem ser tomados tanto pelos gestores como pelos colaboradores que nela trabalham.

1.Controle de rede

Ao interromper o tráfego malicioso por meio de um sistema que controla o transporte de dados, a segurança da empresa é potencializada de um modo sem precedentes – já que a maioria classifica apenas velocidade e desempenho como prioridade. Outro ponto forte do controle da rede é aumentar a detecção do risco e da vulnerabilidade do negócio, fazendo com que o fluxo de informações esteja sempre bem protegido e seja o grande acelerador de negócios da empresa.

2.Nuvem contínua

Empresas que necessitam de máxima proteção às suas operações e às informações geradas têm de garantir acesso seguro a redes, servidores, data centers, aplicações, entre outros. A nuvem contínua (ou real cloud, como também é conhecida) representa um passo à frente de tudo o que está disponível, possibilitando que as aplicações da empresa estejam ativas em múltiplos sites, prontas para serem liberadas automaticamente sempre que forem solicitadas. Trata-se de um ganho imenso em termos de competitividade, permitindo que uma empresa faça em poucos minutos o que suas concorrentes provavelmente vão levar semanas para finalizar.

3.Backup na nuvem

Essa solução inclui volume de backup, software de gestão e replicação de dados para um local remoto. Também contempla a centralização do volume de backup in-house, aplicando deduplicação nessa massa de dados para evitar repetição de segmentos. A empresa contrata a utilização de banda e o volume de disco necessários para a replicação para um local remoto, com um monitoramento efetivo dos processos de backup realizados por uma equipe em tempo integral, todos os dias do ano.

4.Monitoramento e controle

Além de desenvolver políticas de segurança para cada empresa ou departamento, é importante adotar um mecanismo de comunicação da política adotada, promovendo amplo entendimento das vulnerabilidades que devem ser evitadas. Esse processo deve ser revisado e retransmitido continuamente para melhor resultado.

5.Pacote de integridade

São adotados alguns métodos de verificação da integridade de pacotes e rastreabilidade da procedência, evitando possíveis contágios na infraestrutura através de ataques virtuais quando da instalação de pacotes.

6.Perímetro de segurança

Trata-se de um conjunto de políticas de segurança utilizado em programas e equipamentos que tem por objetivo reforçar o acesso físico e impedir a propagação de vírus por meio de dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks e outros).

7.Segurança de endpoints

Neste caso, medidas de segurança são implantadas em todos os dispositivos móveis que em algum momento são conectados à rede: pendrives, smartphones, tablets, notebooks, entre outros. Essa medida complementa a solução ‘perímetro de segurança’, evitando todo tipo de fraude e contaminação.

8.Gestão da largura da banda

O objetivo é prevenir congestionamentos, tráfego lento de informações e abusos, bem como ataques à rede.

9.Inspeção de segurança

Neste caso, a empresa conta com um monitoramento ativo, alinhado com sua política de segurança, para identificar os inúmeros tipos de ameaças e consequente solução de controle.  

10.Filtro de IP

Essa é uma solução de baixo custo para incrementar a segurança da rede. De acordo com as definições do protocolo, é realizada a filtragem por endereços de origem ou destino. Ou seja: alguns serviços poderão ser acessados somente por determinadas máquinas. Também é possível bloquear o tráfego de alguns pontos de origem.

11.Antivírus e AntiSpam

Essas soluções são as mais populares, mas também são absolutamente necessárias hoje em dia, sob pena de haver uma queda brusca na produtividade ou a perda total de informações. São soluções que filtram mensagens e repelem intrusos, evitando que tenham acesso a informações estratégicas e comprometam a integridade da empresa. Apesar de simples, essas medidas jamais devem ser negligenciadas.

Fonte: Adriano Filadoro, diretor comercial e de marketing da Online Data Cloud, empresa de serviços, com mais de 20 anos de atuação na indústria de Tecnologia da Informação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!