WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dica de redação para o Enem? Conheça os tipos de textos!

Antigamente só a dissertação era solicitada em concursos e vestibulares. Atualmente, tudo é possível: narrativa, descrição, carta pessoal, manifesto, editorial, e-mail e inúmeras outras

Dica de redação para o Enem? Conheça os tipos de textos!   Artigos Cursos CPT

 

Ao escrever, escolhemos a modalidade textual de acordo com os nossos desejos ou necessidades, por exemplo: quando precisamos escrever uma carta pessoal ou profissional ou quando vamos fazer um concurso ou vestibular, ou ao escrever um texto literário, que pode ser poema, conto, novela ou romance.

Um dos erros mais graves que alguns candidatos cometem em concursos e vestibulares é sair da modalidade solicitada. Portanto, ao ler a proposta de redação, preste atenção ao que está sendo solicitado e não se desvie do foco. Se a proposta for dissertação argumentativa, por exemplo, deve-se dissertar sobre o tema, apresentando argumentações persuasivas que fundamentem bem suas ideias. Se a proposta redacional for uma carta, o texto deve ter a forma e as características peculiares de uma carta, pois se sair da modalidade, a redação é desclassificada.

Mas, afinal, quais são as propostas mais frequentes em exames?


“Antigamente era uma tranquilidade. Só a dissertação era solicitada em concursos e vestibulares. Atualmente, tudo é possível: narrativa, descrição, carta pessoal, manifesto, editorial, e-mail e inúmeras outras modalidades podem ser cobradas em exames”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso a Distância CPT Redação para Vestibular e Concurso, em Livro+DVD e Curso Online.

É preciso muita atenção, pois, em alguns textos, as modalidades se misturam tanto que fica difícil classificá-las. A Carta de Caminha, primeiro texto escrito em nossa terra, é um exemplo desta mistura. Apesar de ser classificada como carta, o texto apresenta características de diário, descrição, narração e crônica.

Assim, fica comprovado o quanto podemos ser criativos e versáteis ao escrever, misturando gêneros e modalidades, mas, lembre-se: em exames de seleção, temos de ter bom senso e não extrapolar muito na criatividade: a linguagem deve ser formal e não se pode desviar do tema nem da modalidade proposta, nem da realidade. A fantasia fica somente para a literatura.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de redação para o Enem? Aprenda a escrever bem!
- Dica de redação para o Enem? Não escreva da forma como você fala!
- Vai fazer Enem? Saiba o que esperam de sua redação!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Vestibular e Concurso.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!