WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Concurso público: Saiba como conseguir o emprego dos seus sonhos

Salários mais do que sedutores, status social, ótimos benefícios e cargos vitalícios: Isso é emprego público

Invista em você e usufrua de todas as vantagens inerentes ao cargo público pelo resto da vida. Foto: reprodução

É impossível ignorar as inúmeras vantagens proporcionadas por um cargo público, seja ele municipal, estadual ou federal. A concorrência para concursos públicos no país tem sido cada vez mais acirrada devido aos ordenados mais que sedutores, ao status social, aos ótimos benefícios e aos cargos vitalícios. O fato é que muitos sonham com a segurança de um emprego estável, cujas condições de trabalho independam das crises econômicas e cujo salário tenha aumentos significativos. Dados apontam que funcionários públicos obtiveram um acréscimo salarial de quase 80% nos últimos anos, enquanto os salários das empresas privadas não chegaram sequer a 10%.

Quem já percorreu todo o caminho necessário até ser aprovado em um concurso ensina que foco, persistência e disciplina são fundamentais para o mérito da aprovação. O CPT – Centro de Produções Técnicas preparou o curso Como Passar em Vestibular e Concurso baseado em uma série de dicas que podem auxiliar as suas atitudes e o seu estudo nessa jornada rumo ao sucesso profissional. Gamali Rodrigues, professora com vasta experiência na preparação de estudantes para vestibulares e concursos, ensina como tornar suas horas de estudo produtivas o bastante para que você seja aprovado, seja qual for o órgão pretendido ou a área de seu interesse.

Delimitação de objetivos

Na hora de estudar, a dica é desligar o celular e tudo o que possa tirar a sua concentração. Foto: reprodução

Primeiramente, Rodrigues discute a importância do modo como você se vê, como você vê a sua vida, os seus propósitos e prioridades. Pare e reflita sobre tudo o que você almeja, estabeleça objetivos, trace metas e só então comece a agir, na certeza de que você pretende ocupar tal cargo, ignorando todas as outras opções que o edital lhe ofereça. Para a professora, definir o ponto a ser alcançado é essencial, pois, ao direcionar os seus esforços, suas chances se multiplicam.

Rodrigues afirma que querer e sonhar são tão importantes ao seu desempenho quanto ser otimista e manter sua autoestima a mais elevada possível em relação a sua capacidade. Julgar-se capaz e merecedor é a sutil diferença entre os vitoriosos e aqueles que vão desistindo ao longo do trajeto. Ela acredita também que imaginar-se no cargo pode contribuir muito para o rendimento nos estudos. Portanto, imagine-se no cargo, usufruindo de todos os benefícios e vantagens que ele oferece.

Quem não para, passa

Imaginar-se no cargo pode contribuir muito para o seu rendimento nos estudos. Foto: Hype Science

Disciplina é indispensável para quem pretende ser aprovado, seja qual for o concurso. Para tanto, planeje seu estudo, especificando os horários e siga-os religiosamente todos os dias, evitando ao máximo que outras atividades tenham prioridade perante sua meta de estudar. O desempenho do candidato depende quase que exclusivamente da postura dele, lembra Rodrigues. Ela e outras milhares de pessoas que têm contato direto com a rotina de um “concurseiro” afirmam que todos que não param, passam – essa é a regra. Então, estude e persista, pois assim você garantirá um futuro brilhante em um cargo cujos benefícios farão cada segundo de estudo árduo ter valido a pena.   

Em busca do equilíbrio

Uma boa noite de sono vale muito mais do que uma noite inteira de estudos à base de estimulantes e energéticos. Foto: reprodução

A professora alerta para o fato de que alunos que se cobram demais podem ser prejudicados pela grande tensão causada no dia a dia, principalmente na época das provas. Portanto, evite extremismos e mantenha o equilíbrio. Ele é fundamental para manter a saúde física e mental. Por falar em saúde física, saiba que a alimentação e os exercícios são parte indispensável da sua jornada rumo ao emprego dos seus sonhos. Uma boa noite de sono vale muito mais do que uma noite inteira de estudos à base de estimulantes e energéticos. Durante o sono, seu corpo se revitaliza e seu cérebro processa todas as informações recebidas ao longo do dia, fixando o que for importante e dispensando o que não for considerado tão importante assim. A dica é: relaxe e evite remédios.

Cursinho preparatório

A dica é anotar absolutamente tudo o que conseguir durante as aulas. Foto: Freepik

Para quem tem tempo e dinheiro suficiente para ficar exclusivamente por conta dos estudos, a dica é frequentar um bom cursinho preparatório para concursos públicos. Os professores e as apostilas serão de grande utilidade na sua maratona de estudos. As dicas dos professores são fantásticas e eles quase nunca erram os conteúdos mais cobrados na prova. Vale a pena investir nas aulas e dedicar-se incansavelmente. Durante as aulas, anote absolutamente tudo o que conseguir. Anotações auxiliam a memorizar a matéria, além de ajudá-lo a manter-se concentrado no que o professor diz. Só ouvir pode até ser interessante e positivo no início, mas logo você descobrirá que se dispersa na sala de aula com qualquer outra coisa e perde o foco.

Mantenha seu sonho em segredo

Rodrigues afirma também que é importante a postura do candidato de evitar comentar com outras pessoas seus sonhos e suas metas. Mantenha-os em segredo. Os sonhos em segredo são mais fáceis de serem alcançados. Projetos pessoais são particulares, portanto, ninguém mais precisa ficar sabendo o que, quando e como você vai fazer determinada coisa para melhorar de vida. Isso geralmente incomoda as outras pessoas, especialmente se você se sente otimista em relação aos resultados que virão. Espere um pouco e divida seu sonho apenas quando ele já estiver concretizado, ou seja, quando seu nome estiver estampado na lista dos aprovados.

As três fases da aprendizagem

Estabeleça objetivos, tenha disciplina e persistência. Foto: Freepik

Por fim, observe as três fases da aprendizagem pelas quais você passará:
Fase da Confusão – Você começa a aprender e aparecem mil dúvidas;
Fase da Repetição – Você erra, acerta, erra, acerta, exercitando até aprender;
Fase da Consolidação ou da Automatização – Quando o conhecimento se consolida de tal modo que você faz de modo automático, “quase sem pensar”. Assim é que aprendemos a digitar, andar de bicicleta e dirigir, por exemplo.
Essas três fases foram estabelecidas e divulgadas por Rodrigues no curso que o CPT preparou para você, um dos próximos servidores públicos do país.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Calculadora CPT: Calcule de forma correta o salário do seu empregado

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!