WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Somar agroturismo é igual a multiplicar sua renda

A propriedade rural verticaliza diversas atividades, passando a processar parte ou tudo o que produz, fazendo também a comercialização

O agroturismo é uma maneira de comercilzar produtos sem intermediários, com valor agregado pelo processamento.

Por este novo conceito de AGROTURISMO, a propriedade rural verticaliza diversas atividades, passando a processar parte ou tudo o que produz, fazendo também a comercialização. A venda é feita na própria fazenda, aos visitantes, que acompanham o trabalho de produção, conhecendo os detalhes tecnológicos.

Outra característica importante é que as fazendas não oferecem hospedagem, muito menos piscinas e play-grounds. O lazer, por isso, é o passeio pela fazenda e o acompanhamento das tarefas realizadas no local. No agroturismo, então, as atrações principais são as atividades e os produtos do meio rural. Esta é uma maneira de comercializar produtos oriundos da agropecuária, sem intermediários, com valor agregado pelo processamento que, em muitas propriedades, já representa 40 por cento do faturamento total.

 O Agroturismo é um novo conceito de negócio no campo que surgiu na década de 90.

Em algumas propriedades são vendidos diferentes tipos de alimentos, como doces, compotas, geléias, pães, biscoitos, massas caseiras e embutidos de carnes bovina e suína. Em outras, produtos de laticínio, como queijos variados, iogurtes, ricotas, requeijão e doce de leite. Ou ainda vinhos, licores e cachaça. Agrega-se à estes produtos, o artesanato regional, presente com peças de madeira, bambu e fibras vegetais. Também hortaliças e frutas produzidas sem agrotóxicos se constituem em atração para o turista que, muitas vezes, quer participar do processo produtivo, para ter um contato mais íntimo com o meio-ambiente. Depois, lhe é oferecida a oportunidade de adquirir os produtos que viu fabricando, sempre com o apelo da produção artesanal.

O ponto de venda na fazenda passa então a ser uma atração, um local de ampla visitação, que pode evoluir para a instalação de um restaurante rural, onde são servidos pratos típicos. Com isso, toda a mão-de-obra da propriedade pode ser empregada, especialmente a mão-de-obra familiar, de maneira a aumentar a renda da propriedade, trazendo benefícios para o proprietário e para os empregados.

Por tudo isso, é possível concluir que o Agroturismo chegou para tornar-se uma parte integrante do agribusiness brasileiro, pois contribui para a preservação do meio-ambiente e das tradições culturais, para fixar o homem no campo com qualidade de vida, para incentivar o trabalho em família e para o uso racional da terra. Uma bela maneira de manter viva a esperança das pessoas da cidade grande, de que é possível, pelo menos parte do tempo, viver no campo, em equilíbrio com a natureza.

Se você quer conhecer esta novidade do agribusiness, saiba que o CPT - Centro de Produções Técnicas, em convênio com o Sebrae-ES, produziu e coloca a sua disposição o curso Agroturismo, um novo conceito de negócio, apresentando detalhadamente a experiência dos produtores rurais capixabas.

Marcos Orlando de Oliveira
Diretor Geral de Produção do CPT, roteirizou e dirigiu o curso
"Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio"

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Devanilde Alves Arias

22 de jun. de 2012

Bom dia! Há alguns anos atrás adiquirir a maioria dos cursos de Turismo Rural CPT,. porém, não fiz as avaliações, portanto, não recebi os certificados.É possível fazer essas avaliações ainda? Pretendo adquirir os módulos que ainda não tenho e relacionar mais alguns que entendo que agregam valor ao turismo rural , por exemplo, Cultivo de Rosas. Então, gostaria de saber, considerando que a empresa não possui 10 módulos de Turismo rural, se eu fizer 10 cursos relacionados, posso receber o certificado de Especialista? Agradeço a atenção! Devanilde Alves Arias

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2012

Olá, Devanilde!

Nossas consultoras entrarão em contato com você para fornecer mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?