WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qualificação em turismo rural - treinamento do condutor ecológico

Para o treinamento do condutor ecológico, é necessário que ele conheça aspectos da fauna, da flora e do relevo local, tenha noção de conservação do solo e noções de primeiros socorros

 

Para o treinamento do condutor ecológico, é necessário que ele conheça aspectos da fauna, da flora e do relevo local, inclusive utilizando esses conhecimentos como forma de aproximação com os turistas. Ele deve ter noção de conservação do solo, pois é também sua função a manutenção das trilhas, além de ter noções de primeiros socorros para saber o que fazer diante de algum acidente.

Instruções básicas de quitação são fundamentais, pois a cavalgada é uma das atividades que faz parte da expectativa dos clientes no empreendimento de turismo rural. Para essa atividade, o condutor ecológico precisa conhecer os equipamentos necessários, saber como utilizá-los, como preparar os animais, e ter noções sobre o comportamento desses animais, para saber lidar com eles e passar segurança aos hóspedes.

Da mesma forma, esse profissional precisa conhecer a índole dos animais e saber identificar qual é o mais adequado para cada tipo de pessoa, além disso, o condutor ecológico precisa ser uma pessoa paciente, tranquila e que tenha bom preparo físico, que goste da natureza e tenha consciência ecológica, que goste de caminhar, de lidar com pessoas e que seja comunicativo.

É fundamental que tenha liderança e equilíbrio emocional para controlar o pânico em caso de perigo ou situações inusitadas. O condutor ecológico precisa ter a consciência de que ele é o líder. Normalmente, é o condutor que vai na frente, trabalhando, no máximo, com um grupo de 15 pessoas, conferindo se as pessoas estão acompanhando o percurso e sendo rigoroso na questão de segurança.

O condutor deve ter sempre esse tipo de precaução. Antes de qualquer passeio, é muito importante que ele saiba lidar com as diferenças de ritmo de cada cliente, uma vez que o condicionamento físico das pessoas é diferenciado, inclusive, utilizando técnicas de motivação de grupo, estimulando um espírito comunitário e fazendo com que as pessoas se interajam e respeitem as suas diferenças.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da Área Turismo Rural e Ecológico, entre eles o Curso Qualificação de Profissionais para o Turismo Rural, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre a qualificação em turismo rural, acessando os artigos abaixo:

Qualificação em turismo rural - a importância da capacitação profissional

Qualificação em turismo rural - o perfil profissional do recreacionista

Qualificação em turismo rural - recreacionista

Qualificação em turismo rural - condutor ecológico

Atividades lúdicas desenvolvidas pelo recreacionista no turismo rural

Qualificação em turismo rural - o perfil profissional do condutor ecológico

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Robson Haro

1 de set de 2015

Boa tarde! Gostaria de saber se é oferecido certificado para os cursos oferecidos?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set de 2015

Olá, Robson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!