WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qualificação de profissionais para o turismo rural

O turismo rural se destaca como um negócio mais que propício para um país como o Brasil, que possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas

profissionais para o turismo rural

O turismo rural se destaca como um negócio mais que propício para um país como o Brasil

O turismo rural não é um modismo. Cansadas dos grandes centros urbanos cada vez mais poluídos, estressantes e difíceis de se viver, são muitas as famílias que ultimamente têm optado pela paz encontrada nos campos, nos passeios ecológicos, cachoeiras e pela excelente qualidade de vida do homem rural, mesmo que seja por um breve período.

Se bem preparado, com  planejamento correto, profissionalismo, originalidade e sobretudo amor pela atividade, o turismo rural pode alcançar, como empreendimento, muito sucesso. Ele surge como forma alternativa de renda, um negócio que proporciona aos proprietários rurais, manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local.

O turismo rural se destaca como um negócio mais que propício para um país como o Brasil, que  possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas, impulsionando a economia agrícola e o desenvolvimento de regiões.

No entanto, é importante considerar que para qualquer segmento do setor comercial, de prestação de serviços, profissionalizar mão-de-obra é um diferencial de primeira ordem. O excelente atendimento ao cliente nada mais representa que a garantia de sucesso e prosperidade de um empreendimento.

Essa regra, porém, não se limita apenas ao setor comercial dos grandes centros urbanos. Ela abrange quaisquer tipos de negócio, inclusive os da área rural, como é o caso dos hotéis fazenda. Atender bem, portanto, passa a ser a palavra-chave para a conquista e a fidelização dos clientes.

 

O turismo rural surge como forma alternativa de renda, um negócio que proporciona aos proprietários rurais, manter suas propriedades produtivas, além de gerar empregos à população local 

 

No meio rural, as pequenas empresas turísticas devem operar com uma estrutura reduzida de pessoal, dando preferência para utilização de mão-de-obra familiar e, ou, da comunidade. É nesse espaço que a atividade turística tem suas particularidades e, assim sendo, é necessária a preparação das pessoas para o atendimento aos visitantes, com formação de uma equipe que esteja qualificada para os serviços.

“Para que isto seja possível, o empreendedor deve investir constantemente no aperfeiçoamento do pessoal, criando um clima de participação conjunta, troca de ideias e aprendizagem contínua. Portanto, sempre que possível, o empresário deverá oferecer aos seus colaboradores uma aprendizagem profissionalizante”, afirmam os professores Fábio M. Hosken e Lúcia Maria Viggiano, do curso Qualificação de Profissionais para Turismo Rural – Serviços Básicos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Como resultado à esta investida, é fato afirmar que um prestador de serviços bem qualificado, além de oferecer um trabalho diferenciado e da melhor qualidade possível, garante o seu emprego, a sua qualidade de vida e a sua dignidade junto aos seus. Ao mesmo tempo, oferece serviços compatíveis aos desejos e necessidades de clientes que buscam no Turismo Rural uma opção de lazer prazerosa e autêntica.

Qualidade de serviços
O turista, uma vez pagando pelo serviço, exige a qualidade do mesmo. Assim, os serviços prestados devem atender ao que foi combinado, deve suprir as exigências de conforto nas instalações, higiene nos ambientes e utensílios, pontualidade nas atividades programadas, além de outros.

Como conquistar e manter visitantes
· Faça com que aqueles que trabalhem na propriedade rural demonstrem o maior conhecimento e respeito pela mesma, incentivando o turista a agir da mesma forma.
· Para o visitante, a imagem da propriedade rural é aquela representada e transmitida por todos aqueles que ali trabalham.
· Transmita uma imagem encantadora para os visitantes, através da apresentação pessoal, linguagem adequada, forma de tratamento para com as pessoas, transmissão de informações corretas, rapidez e eficiência no atendimento.
· Importante destacar aspectos de apresentação pessoal, tais como aparência, postura e higiene pessoal.
· Utilize pessoal prestativo e atencioso, que mantenha contato com o visitante num clima de informalidade e descontração, porém o tratamento deve ser cordial e respeitoso.
· Preste informações sempre demonstrando um profundo conhecimento da propriedade, bem como das áreas vizinhas e mesmo dos centros urbanos mais próximos. As perguntas sempre serão sobre os mais variados assuntos e informações completas e corretas dão boa reputação ao pessoal e ao estabelecimento, favorecendo as relações, em geral, mesmo no processo de venda dos produtos.
· A propriedade rural é uma empresa; assim, ofereça vários produtos e serviços aos turistas.
· Procure sempre estabelecer contatos, visando a venda de produtos e serviços.
· Realize a venda com o máximo de qualidade no atendimento, de forma a encantar o cliente.
· Demonstre o mais profundo conhecimento sobre os produtos e serviços ofertados na propriedade.

profissionais para o turismo rural

Se bem preparado, com  planejamento correto, profissionalismo, originalidade e sobretudo amor pela atividade, o turismo rural pode alcançar, como empreendimento, muito sucesso

Resultados do bom atendimento
· Retorno do turista à propriedade rural muitas vezes, se ficar satisfeito com os serviços prestados.
· Recomendação dos serviços para outras pessoas, acionando um importante mecanismo de propaganda que é o “boca a boca”.
· Surgimento de novas oportunidades de negócios, como, por exemplo, o aparecimento de novas agências dispostas a “vender” a atividade turística oferecida pela propriedade, assim como interessados na compra dos demais produtos.
· Crescimento profissional daqueles que trabalham, uma vez que entusiasmados com os resultados obtidos, percebem a possibilidade de melhoria dos salários e, ou, benefícios.
· Estímulo à criatividade com surgimento de novas ideias para produtos e serviços, assim como para o enfrentamento profissional dos problemas.

Cargos e funções de um hotel fazenda
Profissionais capacitados, atuantes em setores definidos, dando o melhor de si pela instituição na qual trabalham, sendo motivados e treinados para seu crescimento profissional, constitui a maneira correta de se tratar um empreendimento turístico rural.

· Reserva – Atendimento ao cliente. O primeiro contato.
· Recepção/atendimento – Recepciona o hóspede na chegada, está presente durante a estada até o momento da partida.
· Governança – As arrumadeiras que promovem a limpeza e a organização das unidades de hospedagem.
· Cozinheira – Executa a programação do cardápio e elabora os pratos. Requer os ingredientes e as matérias primas necessárias para elaboração dos pratos.
· Garçon – Atende aos clientes, elaborando pedidos até a sua colocação adequada na mesa.
· Gerente – Cuida da parte administrativa e personalizada do negócio.
· Barman – Elabora os drinks, cuida da música e atende aos clientes.
· Lavadeira – Lava e passa toda a roupa utilizada no empreendimento.
· Recreacionista – Profissional que desenvolve atividades de lazer e entretenimento aos hóspedes.
· Organizador de eventos – Cuida de toda a organização de eventos realizados no Hotel Fazenda.
· Condutor ecológico - É o responsável pelos passeios externos, elaborando trilhas e atividades relacionadas à natureza.
· Vigia – É o que cuida da segurança. Controlando a entrada e a saída de pessoas, principalmente durante a noite.

profissionais para o turismo rural

Profissionalizar mão-de-obra é um diferencial de primeira ordem. O excelente atendimento ao cliente nada mais é que a garantia de sucesso e prosperidade de um empreendimento



Confira mais informações, acessando os cursos da área Turismo Rural e Ecológico.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Nayara

20 de abr. de 2013

Gostei muito do artigo! bem elaborado e de facil entendimento. Parabéns

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de abr. de 2013

Olá, Nay!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?