Para conquistar e manter visitantes em seu empreendimento rural, o empreendedor deve fazer com que aqueles que trabalham na propriedade rural demonstrem o maior conhecimento e respeito por ela, incentivando os turistas a agirem da mesma forma. Mesmo porque, para o visitante, a imagem da propriedade rural é aquela representada e transmitida por todos aqueles que ali trabalham.
O turista que observa a dedicação empregada por alguém, na preparação de curvas de nível de uma lavoura, pode logo ter uma ideia de quanto é importante a conservação de solos naquele estabelecimento rural.
Transmita uma imagem encantadora para os visitantes, com a apresentação pessoal, a linguagem adequada, a forma de tratamento para com as pessoas, a transmissão de informações corretas, a rapidez e a eficiência no atendimento.
Importante!
Valorize os aspectos de apresentação pessoal, tais como aparência, postura e higiene pessoal. Evidentemente, ninguém exigirá do funcionário que está transplantando mudas em um pomar que não tenha terra debaixo das unhas. Todavia, o mesmo não poderá ocorrer se esse alguém estiver servindo uma refeição.
Fatores para o sucesso:
O turista que visita a sua propriedade rural busca não somente lazer mas também tranquilidade para si próprio e para a sua família.
→Utilize pessoal prestativo e atencioso, que mantenha contato com o visitante em um clima de informalidade e descontração, porém o tratamento deve ser cordial e respeitoso.
→Preste informações, sempre demonstrando um profundo conhecimento da propriedade, bem como das áreas vizinhas, ou mesmo, dos centros urbanos mais próximos.
→As perguntas sempre serão sobre os mais variados assuntos. Por isso, a extrema importância de se dar informações completas e corretas, o que dá boa reputação ao pessoal e ao estabelecimento, favorecendo as relações, até mesmo no processo de venda dos produtos.
→A propriedade rural é uma empresa. Assim, ofereça vários produtos e serviços aos turistas. Procure sempre estabelecer contatos, visando à venda, com o máximo de qualidade no atendimento. Isso encantará os turistas!
→Demonstre o mais profundo conhecimento sobre os produtos e serviços ofertados na propriedade. Seria muito constrangedor um turista, ao retornar para casa, abrir um pote de doce de abóbora e constatar que, mesmo tendo sido informado do contrário, o produto contém cravo da índia, condimento que não é por ele apreciado.
O turista que observa a dedicação do funcionário ao cuidar de um cavalo, por exemplo, pode perceber o quão importante é respeitar os animais.
Resultados do bom atendimento:
→Retorno do turista à propriedade rural muitas vezes, se ficar satisfeito com os serviços prestados.
→Recomendação dos serviços para outras pessoas, acionando um importante mecanismo de propaganda que é o “boca a boca”.
→Surgimento de novas oportunidades de negócios, como o aparecimento de novas agências dispostas a “vender” a atividade turística oferecida pela propriedade, assim como interessados na compra dos demais produtos.
→Crescimento profissional daqueles que trabalham na propriedade rural, uma vez que, entusiasmados com os resultados obtidos, percebem a possibilidade de melhoria dos salários e/ou benefícios.
→Estímulo à criatividade, com surgimento de novas ideias para produtos e serviços, assim como para o enfrentamento profissional dos problemas.
Por Andréa Oliveira.
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Entre os cursos, temos:
Curso CPT Qualificação de Profissionais para Turismo Rural
Curso CPT Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda
Curso CPT Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio
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