WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

A fascinação do ecoturismo no Brasil

 

As pessoas procuram  o descanso longe das cidades movimentadas, onde possam, junto com a família, desfrutarem um contato íntimo com a natureza.

 

Um grande número de turistas já se direcionam para o interior do país para desfrutar da flora, da fauna, da terra e da água, tornando o Ecoturismo uma grande alternativa de empreendimento. A concentração turística no litoral brasileiro já não é mais uma tendência.

Vem crescendo significativamente, nos últimos tempos, o fluxo de turistas em busca de outras opções. Um fluxo que se direciona para o interior do país. Locais como o Pantanal, por causa da pesca, e da facilidade de observação da fauna. Também exite o direcionamento para cidades de interesse histórico e cultural, nas quais o turismo tornou-se uma significativa atividade econômica.

Observamos em todo o mundo, e também no Brasil, desde o início da década de 90, uma crescente demanda por modalidades como o ecoturismo, que tem nos elementos da natureza seus principais atrativos. E que pode, portanto, ser desenvolvida em um grande número de municípios do interior de todo o Brasil.

Eu mesmo, amante inveterado da natureza, não me canso de procurar roteiros alternativos, longe das cidades movimentadas, onde possa, junto com minha família, desfrutar um contato íntimo com a flora, a fauna, a terra e a água.

Viajando pelo país em busca de tecnologias agropecuárias a serem difundidas em nossos cursos, acabei me deparando com o amadurecimento do ecoturismo em muitas regiões. Um processo que, para mim, tem como símbolo a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Bonito é um fenômeno de sucesso, graças às suas fantásticas atrações, e, principalmente, à excelente organização do negócio turístico.

Por exemplo: a criação do COMTUR, Conselho Municipal de Turismo, composto por 11 conselheiros, entre os quais sete representantes do trade turístico (associações de hotéis, guias, atrativos, agências, transportes, bares e restaurantes, e associação comercial) e quatro representantes do poder executivo municipal. O presidente do Conselho é eleito pelos demais conselheiros, e coordena reuniões semanais, nas quais são discutidas as principais tarefas do Comtur, como divulgação, marketing, ordenamento turístico, a questão social do município, manutenção de equipamentos urbanos relacionados indiretamente ao turismo, qualificação de mão de obra, respaldo à comunidade em áreas como esportes e saúde. Não é uma forma incrível de organizar a atividade?

Foi por isso que no planejamento do curso "Ecoturismo –Diagnóstico, Planejamento e Operação", elaborado pelo Centro de Produções Tecnicas - CPT, decidimos gravar a maior parte do vídeo em Bonito, mostrando o funcionamento do COMTUR e outros detalhes dessa organização. Contando sua história de sucesso e revelando os profissionais chaves nesse processo.

Um curso destinado a administradores públicos, empreendedores da área de turismo e estudiosos em geral, que queiram conhecer de perto a experiência de Bonito, e quem sabe, repeti-la em seu município.

 

Marcos Orlando de Oliveira
Diretor Geral de Produção do CPT, roteirizou e dirigiu o curso "Ecoturismo –Diagnóstico, Planejamento e Operação".

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!