
O mosto produzido na fabricação de whisky, chamado de primário, possui em suspensão uma série de materiais insolúveis, como hemicelulose, celulose e lignina e mesmo resíduos de casca fracionados ou inteiros, proteínas e minerais. Para retirada desses materiais insolúveis e da consequente turbidez, é realizada a clarificação do mosto, obtendo-se o mosto límpido ou secundário.
“Esse processo serve para separar o mosto açucarado dos bagaços do malte, evitando que algumas partículas sólidas passem para o processo de fermentação, o que pode prejudicar o sabor e o aroma da bebida”, afirma Alexandre Fontes Pereira, professor do Curso CPT Produção Artesanal de Whisky.
Essa filtração pode ser feita por gravidade, colocando-se outra panela sob a válvula da panela de brassagem. Em seguida, abra a válvula para que o mosto verta para a outra panela. Nesse processo, a própria palha do malte sedimentado sobre o fundo falso da panela é utilizada como elemento filtrante e é muito eficiente, retendo as partículas finas que tendem a ficar na parte superior da palha. Esse método é muito eficiente e não requer equipamento.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Responda se souber: quem inventou o Whisky?
- Vai produzir whisky em casa? Conheça os destiladores!
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.